Tragédia leva família a processar a Google após acidente com o Google Maps

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A família da vítima alega que a gigante tecnológica já fora avisada previamente sobre o desabamento da estrutura de suporte da ponte em questão, porém, não terá atualizado o seu sistema de navegação. Como resultado, um homem faleceu após seguir as instruções do Google Maps num acidente de viação fatal.

A vítima, Philip Paxson, um cidadão norte-americano vendedor de dispositivos médicos, seguia as instruções do Google Maps quando ocorreu a queda de seis metros. A notícia foi avançada primeiramente pela Associated Press, seguindo-se a BBC, entre outras.

Google processada após homem cair de ponte ao seguir instruções do Maps

Google Maps família Paxson
Retrato da família Paxson. Crédito: ArsTechica

Com efeito, a viatura em causa, um Jeep Gladiator caiu num rio, curso de água que atravessa a cidade de Hickory, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América. Estas informações constam da petição inicial da ação movida esta semana junto do Tribunal Superior do Condado de Wake.

O cidadão norte-americano estava em viagem, regressando da festa de aniversário da filha quando, ao passar por uma localidade desconhecida, optou por usar o serviço de navegação Google Maps. Em seguida, o Maps indicou um percurso que passava diretamente por uma ponte que, já há vários anos, havia desabado.

Google Maps Ponte
A ponte colapsada que viria a vitimar Philip Paxson. Crédito: ArsTechica

Mais concretamente, Philip Paxson terá seguido por pelo trecho onde deveria encontrar-se uma ponte rodoviária. Porém, a mesma tinha colapsado em 2013, ou seja, há 9 anos sem que o Google Maps, ou as autoridades locais, tivessem fechado o local.

A vítima terá perdido a consciência após a queda do seu carro ao curso de água, tendo-se lamentavelmente afogado em seguida.

Ponte caída em 2013 não estava devidamente sinalizada no Google Maps

Importa frisar que o infortúnio ocorreu há cerca de um ano, em setembro de 2022. Porém, só agora é que a petição chegou às instâncias judiciais nos Estados Unidos da América. A principal queixa da família prende-se com a falta de atualização pelo Maps.

Google Maps carro
A viatura acidenta onde seria encontrado Philip Paxson. Crédito: ArsTechica

Em simultâneo, cumpre também sublinhar que os sinais de alerta colocados então pelas autoridades terão sido furtados ao longo dos anos. Na prática, o trecho em causa encontrava-se desprovido de sinais de alerta, tendo o acidente ocorrido já à noite.

Por fim, o caso encontra-se agora sob apreço junto dos tribunais norte-americanos, esperando-se uma pronúncia (despacho) a ser emitido nos próximos meses.

Em suma, apesar da sua inegável utilidade, também o Maps apresenta as suas falhas enquanto serviço de navegação.

The family of a North Carolina man who drowned last year after he drove off a collapsed bridge while following Google Maps directions has sued Google for negligence, saying that the company’s failure to update its maps led directly to his death. https://t.co/V3oOCxDqrt

— The New York Times (@nytimes) 21 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.