Tráfego de internet móvel dispara em Portugal em 2023

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O último ano registou um aumento significativo na forma como os portugueses se ligam à Internet. Segundo a ANACOM, autoridade reguladora das comunicações em Portugal, o tráfego de Internet móvel registou um salto de 39,2% em 2023.

Entre os dados mais relevantes, destaca-se a adesão ao 5G. Até o final de 2023, estima-se que 17,1% dos utilizadores de serviços móveis e 22,1% dos utilizadores de Internet móvel já navegavam na nova rede.

Fonte: ANACOM

Fonte: ANACOM

5G já representa 10,3% do total de tráfego de dados móveis

O tráfego em redes 5G já representa cerca de 10,3% do total de tráfego de dados móveis. Cada utilizador de Internet móvel 5G consome, em média, 5,4 GB mensais. E a tendência, claro, é de mais crescimento.

A promessa do 5G em trazer uma experiência de navegação superior parece estar a caminho de se tornar realidade para todos. Até porque, recorde-se, os prestadores de serviços já começaram a eliminar custos adicionais para o acesso à nova rede.

Recorde-se que, "na sequência do Leilão 5G, a ANACOM emitiu no final de 2021 os títulos que consubstanciam os direitos de utilização de frequência (DUF) a seis operadores: Dense Air, Dixarobil (Digi Portugal), MEO, NOS, NOWO e Vodafone".

MEO mantém liderança

A distribuição do mercado de acessos móveis viu algumas mudanças. A MEO manteve a liderança, seguida de perto pela NOS e Vodafone. Mas é interessante notar a evolução dos planos de serviço, onde se verifica uma preferência por planos pós-pagos e híbridos, em detrimento dos pré-pagos. Ou seja, os padrões de consumo e possivelmente a perceção de valor agregado estão a mudar.

Em contraste com o aumento do tráfego de dados, o tráfego de voz móvel viu uma diminuição de 4,4% face a 2022. É cada vez mais notória a transição dos meios de comunicação tradicionais para plataformas digitais e aplicações de mensagens, que requerem uso de dados.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.