A Toyota quer deslocar os custos de utilização das funções inteligentes do carro elétrico para o consumidor. Fá-lo-á sob a forma de uma subscrição mensal para o uso da plataforma de serviços "Connected Services" que contemplam diversos aspetos do veículo.
Trata-se de um novo pack de subscrição que contempla, por exemplo, o arranque remoto do carro para quem prefere não usar uma chave física convencional. Há, contudo, vários outros serviços incluídos com que a Toyota espera atrair mais clientes.
"Connected Services" é o novo serviço de subscrição da Toyota
Trata-se de um pacote opcional para os consumidores após a aquisição de um novo veículo da Toyota, especialmente para o segmento de carros elétricos. Tal como avançou primeiramente a publicação The Verge, este é um autêntico "kit" de conveniência, adstrito ao pagamento mensal de uma subscrição.
Este novo serviço inclui o Remote Connect que, por exemplo, permite arrancar o carro através do telemóvel. É, assim, uma ferramenta cómoda para quem não gosta, ou não quer, recorrer a uma chave convencional e o início de uma possível nova tendência no mercado de automóveis.
Com efeito, o próximo ano pode trazer uma nova vaga de serviços conectáveis, plataformas inteligentes e maior comodidade no uso dos veículos com recurso a estes serviços integrados. Para as fabricantes será, portanto, uma possível nova fonte de receita, sobretudo se associada a planos de subscrição.
Plano de subscrição para os novos "extras digitais" da Toyota
As condições da plataforma Connected Services podem ser consultadas na página própria, bem como o preçário. De qualquer modo, atualmente a fabricante nipónica está a testar o funcionamento e distribuição deste serviço junto de alguns mercados como o norte-americano.
Ademais, atualmente poucos veículos da Toyota suportam este plataforma e todas as suas comodidades incluídas como, por exemplo, o Audio Plus, bem como o Premium Audio.
Por outro lado, os preços avançados para os EUA são os seguintes:
- Preço mensal - 8 dólares por mês
- Preço anual - 80 dólares por ano
Note-se que também a Tesla fornece um serviço similar com as suas atualizações de software e firmware via OTA (over the air) aos utilizadores, permitindo também desbloquear novas funções e capacidades dos carros elétricos. Em síntese, uma paywall para determinados aspetos do carro.
Podemos assim, por fim, ver mais fabricantes além da Tesla e Toyota a fornecer este tipo de DLC's (conteúdo descarregável) para os veículos. Entre serviços, comodidades e funções como o aquecimento dos bancos traseiros na Tesla poderão ser "extras" pelos quais o utilizador terá que pagar.
Editores 4gnews recomendam: