A Toyota anunciou um plano para os próximos anos para lançar uma linha de carros elétricos com baterias de estado sólido que devem alcançar uma autonomia superior a 1000 km por carga e contar com carga rápida de 10 minutos.
Esta promessa ambiciosa foi recentemente feita por Vikram Gulati, chefe da Toyota Kirloskar Motor, durante uma cúpula sobre investimentos globais do setor automóvel na Índia. A marca foi ainda mais longe ao apresentar um possível cronograma para as ações que prometem revolucionar o segmento.
Cronograma prevê avanços a cada ano
De acordo com os dados divulgados pelo executivo no evento, o cronograma da Toyota tem início com a implementação de um conjunto de baterias mais modernas, mas ainda de íons de lítio, em 2026.
Com o "apelido" de Performance, essas baterias já devem reduzir o tempo de recarga para 20 minutos e ampliar a autonomia dos Veículos Elétricos (VEs) Toyota em 20%, passando de 500km agora em 2023 para mais de 800km de autonomia em meados de 2026.
Segundo a projeção, as primeiras baterias de “estado sólido 1” devem começar a equipar os automóveis elétricos da marca entre 2027 e 2028. A partir deste avanço, a autonomia dos VEs já deve ser superior a 1.000 km por carga, enquanto o carregamento já é reduzido para 10 minutos.
Entretanto, o cronograma Toyota prevê ir ainda mais longe. Ainda sem data definida, mas talvez nos dois últimos anos da década, as baterias de “estado sólido 2" prometem uma autonomia de mais de 1.200 km por ciclo e uma recarga ainda não mensurado, mas inferior a 10 minutos.
Editores 4gnews recomendam: