A Apple habituou os seus consumidores ao sensor de impressões digitais (Touch ID) na margem inferior do ecrã (exemplo do iPhone SE 2020). Mas nos equipamentos com design mais recente, essa solução de desbloqueio deu lugar ao Face ID.
Na apresentação do último iPad Air, a empresa de Cupertino fez algo que surpreendeu muita gente. Colocou um sensor de Touch ID no botão de ligar/desligar deste tablet. E existe a possibilidade de que o possa fazer nos iPhone 12 (apenas nos modelos Pro).
Num podcast, Bob Borchers, vice-presidente de Marketing de Produto e John Ternus, vice-presidente de engenharia de hardware da Apple explicaram pormenores sobre este novo desígnio do sensor.
É visto por Bob Borchers como um “incrível pedaço de engenharia”, dado o reduzido tamanho. Contudo, não deixa de ser “extremamente sensível”, como se pede. Claro, sem perder os padrões de segurança que a empresa sempre quis garantir.
Para John Ternus, também foi importante o esforço investido em assegurar que o Touch ID e a antena (no modelo com 4G) não interferiam. A Neural Engine disponível no tablet é fonte de performance, mas também de segurança para quem compre o equipamento.
É bom recordar que o novo iPad Air foi o primeiro equipamento lançado a estrear o processador A14 Bionic. Este é o mesmo processador que estará nos iPhone 12. Se também teremos ou Touch ID nesses equipamentos, só saberemos com confirmação oficial.
Editores 4gnews recomendam: