Top10 dos smartphones mais vendidos em 2023 com Apple a ocupar sete posições

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Canalys acaba de revelar o seu top10 com os smartphones mais vendidos, a nível global, durante o ano de 2023. Sem surpresa, o modelo mais vendido é um iPhone.

Mas, este top traz notícias ainda melhores para a Apple. Sete das dez posições neste ranking são ocupados por modelos do iPhone, entre terminais mais antigos e recentes. Fica pouco espaço para ser ocupado pela Samsung…

iPhone 14 Pro Max e 15 Pro Max são os modelos de maior sucesso em 2023

imagem da tabela Canalys com os smartphones mais vendidos em 2023
Crédito@Canalys

Os dois primeiros lugares são ocupados pelo iPhone 14 Pro Max com 34 milhões de unidades vendidas e o iPhone 15 Pro Max com 33 milhões. Destaque para este último modelo que, em apenas três meses, conseguiu quase alcançar o sucesso de vendas do seu antecessor.

Outro ponto que merece destaque, segundo a análise da Canalys, é que este top10 de vendas globais reflete “a mudança premium do mercado”. Pela primeira vez, são dois modelos mais avançados que estão a liderar a tabela anual de vendas de smartphones.

Em 2022, o smartphone mais vendido foi o iPhone 13 base, sendo que de janeiro a setembro de 2023, o iPhone 14 foi também dos modelos com maior sucesso de vendas, de acordo com dados da Counterpoint.

A reta final do ano de 2023, com o sucesso de vendas do iPhone 15 Pro Max a juntar-se ao já muito popular iPhone 14 Pro Max é que terá ditado a mudança de mercado para os modelos premium.

E onde está a série Galaxy S23 da Samsung?

Se a Apple tem todas as razões para celebrar, a Samsung, por seu lado, tem todos os motivos para repensar a sua estratégia comercial. O modelo mais vendido da gigante sul-coreana foi o Galaxy A14 4G, um dos terminais mais acessíveis do portefólio que ocupa a sexta posição com 21 milhões de unidades vendidas, a nível global.

Na oitava posição está o muito popular Galaxy A54 5G e na nona posição o Galaxy A14 5G, com 20 milhões e 19 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, respetivamente.

A grande surpresa é este top10 da Canalys não incluir qualquer modelo da série de topo Galaxy S23. Sobretudo com esta mudança que está a levar o mercado para o segmento premium.

Mais: face ao iPhone 15 Pro Max, toda a série Galaxy S23 teve mais sete meses no mercado que o rival. Recorde-se que a Samsung fez o seu lançamento em fevereiro de 2023 e a Apple em setembro do mesmo ano.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt