Aplicações de namoro como o Tinder surgiram com uma proposta clara: ajudar os seus utilizadores a conhecer novas pessoas. No entanto, não é raro que os utilizadores consigam os tão desejados matches, mas depois não iniciem conversa ou tenham dificuldade em desenvolver um diálogo que leve a um primeiro encontro.
Para ajudar a ultrapassar esse obstáculo, o Tinder lançou um jogo com um bot de IA que promete melhorar as tuas habilidades de conversa e aumentar as hipóteses de marcar um encontro.
Como funciona o The Game Game?

Desenvolvido em parceria com a OpenAI, o The Game Game promete ajudar os utilizadores a melhorar as suas habilidades de conversa e a aumentar as hipóteses de marcar um encontro. Para isso, utiliza um bot de voz com IA para simular interações reais e testar a capacidade de sedução dos jogadores.
A ideia é simples: os jogadores recebem uma “pilha de cartas”, cada uma representando uma persona de IA e um cenário de “encontro amoroso” – por exemplo, trocar acidentalmente as malas no aeroporto. A partir daí, o objetivo é desenvolver a conversa e tentar obter um número de telefone ou um encontro, tudo dentro de um tempo limite.
O The Game Game foi construído com base em princípios de psicologia social e avalia o desempenho do utilizador numa escala de 3 ícones de chama (a pontuação do Tinder), atribuindo pontos por curiosidade, empatia e envolvimento. A IA ainda fornece a pontuação e dá dicas e recomendações, como “faz mais perguntas”.
"A IA recompensa a curiosidade e a empatia, a escuta ativa e a capacidade de fazer perguntas complementares. Não se trata de ser perspicaz ou ter a melhor abordagem, mas sim de ser genuíno", explicou Devyn Simone, especialista em relacionamentos do Tinder.
É importante destacar que há um limite de 5 tentativas por dia para manter o foco nas interações reais.
"Criámos o limite de tempo de propósito porque isto é apenas um aquecimento. É apenas um jogo. Não foi concebido para substituir conversas humanas, mas sim para incentivar interações reais com pessoas reais no mundo real", acrescenta Simone.
IA nos encontros online: uma tendência em crescimento
O Tinder não está sozinho nesta aposta. Outras plataformas de encontros também estão a incorporar inteligência artificial para ajudar os utilizadores:
- O Hinge lançou um editor de prompts com IA para melhorar as descrições nos perfis.
- O Grindr está a testar um assistente de IA para sugerir formas de iniciar conversas.
- Aplicações como Rizz e WingAI já utilizam IA para interagir e até flirtar em nome dos utilizadores.
No entanto, o The Game Game destaca-se por utilizar voz em vez de texto, criando um ambiente mais próximo da realidade e permitindo que os utilizadores pratiquem a fluidez e a espontaneidade das suas conversas.
Funciona mesmo?
Bem, o jogo é recente, por isso os utilizadores ainda estão a descobrir. Mas, certamente, já haverá quem esteja entusiasmado para treinar as suas habilidades de conversa — e outros a torcer para que os seus matchs monossilábicos aprendam a fazer mais perguntas nas conversas online.
Vê a oferta de hoje!