Tinder já usa a Inteligência Artificial para verificar fotos e vídeos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de encontros Tinder é a mais recente app a integrar as capacidades da Inteligência Artificial (IA) para agilizar uma das tarefas mais importantes, a verificação de fotos. Desse modo, as hipóteses de a pessoa corresponder efetivamente às fotografias apresentadas está virtualmente assegurada.

Entre os vários cuidados que podemos e devemos ter ao usar o Tinder, a confrontação entre a realidade e aquilo que nos é apresentado mostra-se uma das várias cautelas aconselháveis. Para tal, a plataforma conta também com um novo mecanismo de verificação da identidade baseado na IA.

Inteligência Artificial já te ajuda a verificar a conta no Tinder

Tinder app

Visando assim aumentar a segurança para todos os utilizadores do Tinder, a Inteligência Artificial poderá verificar a identidade da pessoa seja com uma selfie ou com um vídeo.

A partir daí, o sistema de IA analisará o material em apreço de modo a verificar se existe, ou não, uma correspondência entre a foto de perfil e os conteúdos da conta.

Assim sendo, caso corresponda, o utilizador passa a poder apresentar o sinal identificador de Verificado, o crachá a azul. As vantagens de tal são essencialmente auto-explicativas, evitando situações menos agradáveis.

Basta um vídeo ou uma selfie para a IA operar a sua magia

Tinder app IA

Importa frisar que a captação do vídeo ou auto-retrato (selfie) para efeitos de verificação é feito pela própria app para Android e iOS. O mesmo se aplica ao processamento, com os algoritmos de IA a operar automaticamente a sua "magia" em poucos segundos.

Essencialmente, a IA ajudar-nos-á a saber se as fotos de um determinado perfil representam, ou não, a pessoa que se apresenta como tal na sua conta. Os sistemas do próprio Tinder analisam se o utilizador é quem efetivamente diz ser.

Trata-se de uma implementação de ordem prática com potencial real para melhorar a segurança de utilização de toda a plataforma. Em suma, a IA pode ajudar-nos a não cair em esquemas do Tinder, algo que continua a afligir as plataformas de encontros online.

Verificação automatizada pelos algoritmos de Inteligência Artificial

Tinder app

Este é apenas o mais recente exemplo de como a IA pode ajudar-nos a melhorar a nossa qualidade de vida e, neste caso, segurança ao tentar conhecer novas pessoas online.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.