Tim-Cook-and-the-humpHá alguns dias a Apple lançou uma nova capa com bateria para iPhone, a Smart Battery Case para os seus iPhone 6 e iPhone 6s. O novo acessório em poucas horas recebeu um sem fim de críticas negativas e comentários sarcásticos. Percebo perfeitamente a sua razão de ser, não há aqui grande novidade, há capas com mais funções, mais baratas e com uma bateria maior. Em boa verdade, a única vantagem desta capa com bateria é a indicação da sua carga na central de notificações do iPhone e já estou a ser benevolente.

Na Europa custará 120€, e ainda se queixam os norte-americanos dos 99$ que a capa com bateria custará nos EUA, mas até estou disposto a ignorar o seu preço, de qualquer maneira não estava à espera que fosse barata ou competitiva. A capa peca por ser um produto medíocre com um design no mínimo questionável. Este ano a Apple tem tomado algumas decisões muito incautas no desenho e aparência dos seus dispositivos, desde o novo MacBook até ao novo Magic Mouse 2 em que a funcionalidade dos equipamentos é completamente descartada, apenas se valoriza a sua aparência.

A simples existência desta Smart Battery Case parece comprovar aquilo que já todos sabíamos: o seu topo de gama tem uma menor autonomia de bateria do que a maioria dos seus concorrentes e isto porquê? Para que o smartphone seja tão elegante ao ponto de o quereres ter sempre na mão. Mas parece que não é bem assim… agora, pelos vistos, não há mal em sacrificar a elegância do teu iPhone com uma capa que traz uma corcunda. Faz todo o sentido, obviamente, e ai de quem diga o contrário.

   

A facilidade de utilização obrigou a que a bateria fosse colocada ao meio

Apple smart battery case 4gnews

Referindo-se à nova capa com bateria para iPhone, o CEO da Apple, Tim Cook, respondeu a algumas perguntas sobre o seu novo acessório. A sua explicação para a notória corcunda, além de dizer que não gosta de lhe chamar isso, é claro, prendeu-se com o objectivo que terá pautado o trabalho de toda a equipa de design. Criar uma capa que fosse fácil de colocar e remover foi a prioridade e uma vez que esta capa com bateria é feita de um polímero bastante maleável (o mesmo material utilizado nas pulseiras do Apple Watch Sport), torna esta tarefa bastante fácil ao dobrar nas extremidades. Portanto só restava um local para alojar a bateria, sim, ao meio.

Além disso, Tim Cook aproveitou para dizer que quem carregava o seu iPhone 6 e iPhone 6s diariamente não precisaria de comprar a nova capa com bateria. Este acessório é para aquelas pessoas que estejam em viagem e não tenham uma tomada por perto. Ora bem, estamos a justificar a mediocridade de um produto com a falta de virtuosismo do outro? Ao que chegamos Mr. Cook.

Sinceramente, nem o melhor dos vendedores conseguia escolher esta capa com bateria face às inúmeras alternativas que além de serem mais baratas, possuem mais funcionalidades como um simples botão On/Off para utilizares a carga da capa quando precisares e nem falemos do design.

Talvez queiras ver:

😉