Conforme avança a Reuters, a Marinha nos Estados Unidos baniu a aplicação TikTok de ser utilizada em telemóveis internos. Qualquer telemóvel que tenha app instalada não conseguirá entrar na intranet da Marinha e terá todo o acesso ao sistema negado.
Pouca explicação foi dada para esta decisão por parte do ramo militar naval. Um porta-voz e coronel do Pentágono, Uriah Orland afirma que a decisão foi tomada devido a um esforço para "abordar ameaças emergentes". As ameaças não foram especificadas mas as ligações do TikTok com a China tornam o assunto mais claro.
Como sabemos, os Estados Unidos tem o hábito de escrutinar empresas ou programas que tenham ligações chinesas. Escusado será dizer que a situação com a Huawei é um exemplo perfeito, onde a empresa foi proibida de negociar com empresas americanas por suspeitas de espionagem.
Entretanto, o TikTok recebe imensos investimentos por parte da China, colocando a aplicação e a empresa responsável ByteDance sob similares suspeitas. A ByteDance foi recentemente processada pelos Estados Unidos por recolher dados da sua base de utilizadores, a maioria menores de idade.
Estados Unidos tem suspeitas de espionagem por parte do TikTok
Durante o mês passado, um senador americano de nome Chuck Schumer emitiu uma declaração ao governo sobre o risco de aplicações de redes sociais, salientando o TikTok. O senador afirma que "apps como TikTok constituem uma potencial ameaça de contra-espionagem que não pode ser ignorada".
TikTok é uma app extremamente popular nos Estados Unidos. Eventualmente se outros departamentos do governo americano decidir bloquear a app, esta situação pode escalar de uma forma mais séria para a TikTok e a ByteDance. Principalmente considerando que, conforme mencionado, a empresa está sob escrutínio pela sua recolha de dados..
Editores 4gnews recomendam:
- Homem na Rússia construiu o seu Tesla Cybertruck e o resultado é hilariante (vídeo)
- AirPods serão a 'galinha dos ovos de ouro' da Apple em 2020
- MEO e NOWO envolvidas em novo escândalo! Entende a razão