Threads perde mais de metade dos utilizadores sem preocupar Zuckerberg

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Threads granjeou 100 milhões de utilizadores em apenas 5 dias durante a semana do seu lançamento. A rival do Twitter de Elon Musk foi anunciada com grande pompa e circunstância, mas além de continuar ausente da Europa, já perdeu metade dos seus utilizadores.

Após o ímpeto inicial a nova rede social de Zuckerberg sucumbe à falta de funcionalidades que a separem do Twitter e, aliás, uma boa parte destas não estava plenamente funcional.

Posto isto, o desinteresse dos utilizadores e a passagem do fator novidade fizerem com que cerca de metade dos utilizadores deixassem de usar a nova aplicação do grupo Meta.

Mark Zuckerberg quer novas funções a chegar ao Threads para "prender" utilizadores

Threads Zuckerberg Twitter

Por outro lado, esta quebra não parece preocupar em demasia o CEO da empresa, Mark Zuckerberg que já estaria de sobreaviso para com esta queda. Muito sucintamente, um fenómeno expectável após a "fase de lua de mel".

Entretanto, o grupo Meta prepara novas funções e caraterísticas para "prender" os utilizadores na sua plataforma que prometia superar o Twitter.

Importa frisar que esta perda de metade dos utilizadores foi avançada pelo próprio Zuckerberg em declarações à agência Reuters no final da semana.

A aplicação do grupo Meta baseada em publicações de texto, criada para competir com o Twitter, atingiu um máximo de 100 milhões de utilizadores em apenas 5 dias.

Aliás, superou até mesmo o ChatGPT no crescimento exponencial, algo invejável, que prova firmemente a influência da empresa norte-americana em questão.

Mark Zuckerberg afirma que metade dos utilizadores terão abandonado a Threads

Meta executives are heavily focused on boosting retention on their new Twitter rival Threads, after the app lost more than half of its users in the weeks following its buzzy launch, CEO Mark Zuckerberg told employees https://t.co/T0IV3CWkmw

— Reuters (@Reuters) 28 de julho de 2023

Ainda assim, o conglomerado tecnológico está agora com dificuldades em manter o interesse dos utilizadores naquela que é, essencialmente, um espelho do Twitter.

Todavia, agora que o fator novidade evaporou-se, e com Elon Musk a renovar, como nunca havia sido renovado, o próprio Twitter, o interesse e curiosidade voltaram para o lado de Musk.

Em todo o caso, o responsável máximo pela Threads e CEO do grupo Meta, admitiu que esta queda era normal e que, daí em diante, o cenário seria mais positivo para a nova aplicação do grupo.

Threads receberá mais funções para se afirmar perante o Twitter

🎉 Threads 🎉Threads is our new app, built by the Instagram team, for text updates and joining public conversations ✨We’re hoping Threads can be great space for public conversations, and we’re very focused on the creator communities that already enjoy Instagram.Available… pic.twitter.com/aFygoAl00I

— Adam Mosseri (@mosseri) 6 de julho de 2023

Ainda recentemente, o responsável pelo Instagram, Adam Mosseri, coordenador também da Threads, afirmou que a aplicação receberá, muito em breve, novas opções que, de momento "estão obviamente em falta".

Teremos, por exemplo, os tópicos mais populares / Trends, a opção de traduzir automaticamente as publicações, a possibilidade de ver a contagem de likes e outras reações. Teremos também um novo feed de utilizadores que seguimos na Threads, tal como no Twitter.

Posto isto, até ao momento o plano para a Threads aparenta ser dotar a nova plataforma das mesmas ferramentas, opções e capacidades que encontramos no Twitter. Resta saber, porém, exatamente o que é que a destacará da rival mais popular.

Twitter / X continua a crescer em utilizadores durante 2023

𝕏 monthly users reach new high in 2023 pic.twitter.com/trqLGBEvvA

— Elon Musk (@elonmusk) 28 de julho de 2023

A Threads foi lançada escassos dias após Elon Musk ter irritado uma boa porção dos utilizadores da plataforma ao limitar o número de publicações que estes podiam ver por dia. No entanto, desde então o funcionamento do Twitter / X voltou à normalidade.

Mais ainda, segundo divulga o próprio CEO do Twitter, o número de utilizadores da plataforma atingiu novos máximos ao longo de 2023, provando a popularidade da sua rede social.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.