Tesla vai usar câmaras do Autopilot para funcionalidades que todos os carros deviam ter!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Autopilot é uma das mais inovadoras tecnologias trazidas pela Tesla para o mundo dos carros elétricos, mas toda esta tecnologia poderá vir a ser utilizada para uma funcionalidade essencial que todos os carros deveriam ter. Um dos grandes problemas que persiste na esmagadora maioria dos carros é a existência dos chamados "pontos mortos", zonas onde os condutores não conseguem ver através dos espelhos.

Agora, tudo indica que a Tesla se prepara para resolver este problema de uma vez por todas, utilizando as câmaras laterais do Autopilot. No mês passado a fabricante lançou uma atualização que permite a visualização de imagens captadas em tempo real pelas "repeater cameras", que estão posicionadas de forma a cobrir os ditos "pontos mortos".

Desde que esta opção foi disponibilizada, muitos utilizadores da Tesla começaram a pedir para que a marca desenvolvesse funcionalidades que utilizassem estas câmaras laterais. Em resposta a um desses pedidos no Twitter, Elon Musk confirmou que uma funcionalidade que utilize as câmaras quando ativado o "pisca" poderá estar a caminho.

Até agora, estas câmaras já estavam a ser utilizadas para esse mesmo efeito, a única diferença é que em vez de apresentar imagem real, os alertas eram representados na interface de visualização do Autopilot.

Câmaras laterais poderão tornar-se um elemento padrão em todos os carros

A implementação de câmaras que transmitem (e gravam) imagem em tempo real para o ecrã no interior do carro tem enfrentado grandes barreiras, visto que não foi ainda legalizada em diversos países. Na Europa, essa legalização aconteceu recentemente, levando a que fabricantes como a Audi e Honda já tenham começado a implementar estas câmaras em alguns dos seus carros.

Por sua vez, a Tesla tem-se deixado ficar para trás muito provavelmente por nos Estados Unidos a utilização destas câmaras ainda não foi legalizada. Este tipo de utilização das câmaras já está a ser testado pela Tesla desde 2013.

No entanto, tudo indica que a fabricante está a preparar-se para que todos os seus carros tirem proveito das câmaras utilizadas no Autopilot. Relembro que o protótipo da Cybertruck foi apresentado sem qualquer espelho lateral, levando a acreditar que passou a utilizar as câmaras para a mesma funcionalidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla Model 3: Autopilot salva condutor de "pneu voador" na autoestrada! (vídeo)
  • Tesla continua a valorizar e tudo indica que isto é apenas o início!
  • Tesla lança calções "S3XY" e o seu website vai abaixo com tantos pedidos!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.