Tesla vai usar câmaras do Autopilot para funcionalidades que todos os carros deviam ter!

Vitor Urbano
2 comentários

O Autopilot é uma das mais inovadoras tecnologias trazidas pela Tesla para o mundo dos carros elétricos, mas toda esta tecnologia poderá vir a ser utilizada para uma funcionalidade essencial que todos os carros deveriam ter. Um dos grandes problemas que persiste na esmagadora maioria dos carros é a existência dos chamados "pontos mortos", zonas onde os condutores não conseguem ver através dos espelhos.

Agora, tudo indica que a Tesla se prepara para resolver este problema de uma vez por todas, utilizando as câmaras laterais do Autopilot. No mês passado a fabricante lançou uma atualização que permite a visualização de imagens captadas em tempo real pelas "repeater cameras", que estão posicionadas de forma a cobrir os ditos "pontos mortos".

Tesla Autopilot pontos mortos

Desde que esta opção foi disponibilizada, muitos utilizadores da Tesla começaram a pedir para que a marca desenvolvesse funcionalidades que utilizassem estas câmaras laterais. Em resposta a um desses pedidos no Twitter, Elon Musk confirmou que uma funcionalidade que utilize as câmaras quando ativado o "pisca" poderá estar a caminho.

Até agora, estas câmaras já estavam a ser utilizadas para esse mesmo efeito, a única diferença é que em vez de apresentar imagem real, os alertas eram representados na interface de visualização do Autopilot.

Elon, can we get the side repeater cameras to show full screen when indicating please?

— Australian Tesla Owners (@AusTeslaOwners) 9 de julho de 2020

Câmaras laterais poderão tornar-se um elemento padrão em todos os carros

A implementação de câmaras que transmitem (e gravam) imagem em tempo real para o ecrã no interior do carro tem enfrentado grandes barreiras, visto que não foi ainda legalizada em diversos países. Na Europa, essa legalização aconteceu recentemente, levando a que fabricantes como a Audi e Honda já tenham começado a implementar estas câmaras em alguns dos seus carros.

Por sua vez, a Tesla tem-se deixado ficar para trás muito provavelmente por nos Estados Unidos a utilização destas câmaras ainda não foi legalizada. Este tipo de utilização das câmaras já está a ser testado pela Tesla desde 2013.

No entanto, tudo indica que a fabricante está a preparar-se para que todos os seus carros tirem proveito das câmaras utilizadas no Autopilot. Relembro que o protótipo da Cybertruck foi apresentado sem qualquer espelho lateral, levando a acreditar que passou a utilizar as câmaras para a mesma funcionalidade.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.