Os carros elétricos fazem já parte do presente para milhares de portugueses, porém, a Tesla acredita que muitos mais consumidores se renderão aos veículos elétricos nos próximos anos. A pensar nisso, a empresa de Elon Musk prepara já o compacto Tesla Model 2.
Ao que tudo indica, este citadino compacto reunirá as melhores qualidades do modelo Tesla Model Y, simplificando porém a fórmula e tornando o carro elétrico mais compacto. Em calha estará uma das maiores expansões de produção com foco nos preços baixos.
Tesla quer chegar aos 20 milhões de veículos elétricos vendidos por ano
As novidades foram avançadas primeiramente pelo portal chinês 36 Krypton dando conta das mais recentes ambições da fabricante automóvel liderada pelo magnata Elon Musk. Ainda que esta hipótese já tenha sido avançada previamente, agora temos dados mais concretos sobre o tipo de veículo elétrico a sair das linhas de produção da Tesla num futuro próximo.
O foco primário recairá na acessibilidade do próximo carro elétrico da empresa. Ao que tudo indica teremos assim um Tesla Model 2 a custar sensivelmente 25 000 €. Note-se, porém, que a definição de "barato" variará drasticamente de pessoa para pessoa.
Os detalhes são marcadamente escassos, porém, tudo aponta para uma versão mais compacta do atual Model Y cujo preço começa nos 46 990 € em Portugal.
Tesla Model 2 ou Tesla Model Q? Elon Musk ainda não decidiu
Recordamos que a primeira menção de Musk ao Tesla Model 2, ou Model Q ocorreu em 2020. Então por ocasião do seu "Battery Day", o dia dedicado aos avanços na indústria dos automóveis elétricos e, mormente, às baterias que os alimentam.
Ao que tudo indica, este veículo elétrico poderá ser totalmente autónomo (dependendo da região) e custar cerca de 25 000 dólares, ou 25 000 euros.
Para tal, a Tesla terá que cortar nos custos de construção, para cerca de metade, face aos atuais custos com a produção dos modelos Tesla Model 3 e Tesla Model Y.
Modelo compacto e mais barato aumentaria a competitividade no mercado
Caso o consiga fazer, o custo final do veículo elétrico poderia efetivamente ser reduzido. Assim, tornando todo o mercado de automóveis elétricos mais competitivo e atraente para o consumidor também em Portugal.
Escusado será dizer que o preço dos carros elétricos é, de momento, um dos maiores entraves à sua compra em Portugal. Pese embora os incentivos fiscais à sua aquisição e toda a "pressão" normativa da União Europeia para acabar com os carros a motor de combustão, certo é que um elétrico é, ainda, um carro que não está à disposição de grande parte dos consumidores em Portugal.
Entretanto, a fabricante tem investido nas suas linhas de produção com o anúncio da nova fábrica em Monterrey, no México. Em simultâneo, têm reforçado as atuais linhas de produção no Texas e em Shangai.
Numa última nota, a fábrica europeia, a Gigafactory em Berlim, está de momento a tentar duplicar a capacidade de produção de 500 000 unidades por ano para 1 milhão de veículos elétricos.
Editores 4gnews recomendam: