A tecnologia Autopilot presente nos carros da Tesla foi repetidas vezes enaltecida pelas suas funcionalidades e sobretudo pela prevenção de alguns acidentes eminentes. No entanto, há quem acredite que existe um sistema ainda melhor que este.
Um novo relatório elaborado pela entidade Consumer Reports dá o primeiro lugar desta categoria ao sistema Super Cruise da General Motors. Aliás, eles afirmam que o Autopilot ficou num distante segundo lugar.
General Motors tem uma melhor tecnologia de apoio à condução que a Tesla
Os testes realizados pela Consumer Reports dão a vitória ao sistema Super Cruise da General Motors, com uma pontuação final de 69 pontos. Já o Autopilot da Tesla ficou logo atrás, mas com uma pontuação final de apenas 57 pontos.
Aquilo que mais motivou este diferencial tem que ver com a forma como ambos os sistemas validam a atenção do condutor à estrada. Neste capítulo, a solução da General Motors mostra-se mais eficaz, no entender da Consumer Reports.
O sistema Super Cruise utiliza uma câmara de infravermelhos para garantir que o condutor tem os olhos postos na estrada. Uma solução mais eficaz que a encontrada pela Tesla e o seu Autopilot, que se orienta apenas pelo toque do condutor no volante do carro.
Adicionalmente, foi concluído que o sistema de alertas do Super Cruise faz um melhor trabalho ao notificar o condutor que está prestes a desligar-se. Além de um aviso visual, esta tecnologia utiliza o pré-mapeamento das ruas para alertar o condutor quando este terá de assumir o controlo do veículo.
Ainda assim, nem tudo são desvantagens do Autopilot da Tesla face ao Super Cruise da General Motors. É mencionado que a tecnologia da Tesla é bem mais intuitiva para os condutores.
Em suma, aquilo que se pode retirar deste relatório é que os sistemas de apoio à condução estão longe de substituir o ser humano nessa tarefa. Apesar de serem um grande auxílio em muitas situações, estão longe de ser totalmente viáveis.
Editores 4gnews recomendam: