Recentemente, através da Samsung Israel, foi lançada uma listagem com os equipamentos da marca que vão receber o Android 10. As atualizações estão todas marcadas para 2020 sendo que a prioridade está nos equipamentos mais recentes, a gama S10 e Note 10.
Em abril, é prevista a chegada do Android 10 para os Galaxy S9 e S9+, os topos de gama de 2018. Contudo, o Galaxy S8, S8+ e Note 8 não estão contemplados na atualização, ficando "presos" no Android Pie para sempre.
É importante salientar que a Samsung lançará sempre atualizações de segurança mas estes equipamentos não receberão mais versões novas do Android. Por consequência, também não terão mais versões do OneUI, a interface da Samsung personalizada.
Dois anos de atualizações é o máximo que temos
Infelizmente é sempre a mesma história com o Android e as fabricantes. Os Galaxy S8, S8+ e Note 8 chegaram ao mercado originalmente com o Android 7 Nougat. Posteriormente, receberam duas atualizações para o Oreo e para o Pie.
Considerando que são telemóveis topo de gama e o melhor que a Samsung tinha para oferecer na altura, faria sentido mais investimento por parte da marca. Por mais que as fabricantes gostem de "empurrar" novos telemóveis para o mercado, aos olhos do consumidor esta situação não faz sentido.
Imaginemos quem investiu mais de 1000 euros num Galaxy Note 10. Daqui a 2 anos o telemóvel estará funcional mas obsoleto no que respeita a atualizações. Isto deve-se à má fragmentação do sistema operativo Android.
Ao contrário da Apple, a Google só distribui o Android. Cada fabricante faz "o que quiser" com o sistema. Na maioria das fabricantes, não é do interesse manter os equipamentos atualizados com novas versões durante vários anos pois isso exige recursos variados.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung regista sensores noturnos para o Galaxy S11
- Samsung Galaxy A41, A31 e A11 em fase de desenvolvimento. Revelados os primeiros detalhes
- Smartphones: Samsung e Huawei crescem, Apple e Xiaomi já tiveram melhores dias