De acordo com a empresa de segurança britânica Which? existem mais de mil milhões de equipamentos Android extremamente vulneráveis a ataques. Isto deve-se à fragmentação do sistema operativo Android, cujas versões mais antigas não recebem atualizações importantes por parte da Google.
É claro que não é novidade que os equipamentos Android tornam-se quase obsoletos no que toca em atualizações após cerca de 3-4 anos. Contudo, este é mais um indício do problema que vem a assombrar o Android desde o início: a fraca distribuição do sistema operativo.
A Which? salienta que qualquer equipamento a correr o Android Nougat (7.0) ou anterior está em sério risco de segurança. As últimas atualizações da Google só abrangeram equipamentos com Android 10, 9 e 8, sendo que versões antigas ficaram completamente de fora.
Equipamentos sem atualizações não terão segurança eficaz
A Which? detalha que sem atualizações, os equipamentos são facilmente hackeados, levando os utilizadores a serem vítimas de todo o tipo de ataques virtuais como roubo de dados, instalação de malware e todo o género de softwares nocivos.
Quanto mais antigo o telemóvel, pior a situação. A Which? mencionou que equipamentos de 2012, ainda a correr Android 4 ou versões anteriores são os mais vulneráveis. Contudo, a maioria dos utilizadores já não possui equipamentos tão antigos, até porque são obsoletos a nível de hardware.
Mesmo assim, conforme mencionado, telemóveis com Android Nougat correm risco. A Which? recomenda a quem tem equipamentos Android mais antigos que não instale nenhuma app fora da Google Play Store nem abra links suspeitos. Adicionalmente, é recomendada a instalação de um antivírus mobile.
Editores 4gnews recomendam:
- Conhece os 10 melhores antivírus para o teu smartphone Android
- Remoção das apps AnTuTu da Play Store foi resultado de um mal-entendido
- Google Maps ganha novidade que vais adorar em restaurantes