Por vezes, estás com o telemóvel ou com o tablet e precisas de tirar uma anotação imediata. Neste momento, isso não é possível, já que primeiro tens de desbloquear o dispositivo e, só depois, procurar a app, criar uma nova nota e escreveres.
A boa notícia é que este recurso deverá ficar muito mais simples quando o Android 15 chegar. Principalmente para tablet, trata-se de uma ferramenta útil, até porque o Google Keep às vezes consegue ser mais demorado do que o suposto.
Também poderás inserir capturas de ecrã
De acordo com a Android Authority, especialista em assuntos Android, está prestes a chegar uma forma de teres as notas disponíveis sem desbloqueares o teu telemóvel. Isso será possível se definires uma app padrão que também te permitirá inserir capturas de ecrã.
O assunto foi explorado de forma mais aprofundada, no grande evento da Google I/O, que aconteceu em maio. Aí, fontes oficiais da empresa avançaram que o objetivo é que o utilizador não tenha de mudar de apps para usar a aplicação de notas.
São inúmeros os casos em que isto pode ser bastante útil. Puxando pela criatividade, não faltam exemplos. Imagina que, por hipótese, num parque de estacionamento, um carro bate no teu e continua a andar. Podes anotar logo a matrícula, em vez de perderes tempo a abrir a app e correres o risco de te esqueceres da referência.
Ao que tudo indica, o user pode seguir um conjunto bastante simples de passos, para conseguir obter esta funcionalidade. Quer isto dizer que basta cumprir este procedimento: Configurações > Aplicações > Aplicações padrão > Aplicação de notas padrão.
Fazendo isto, significa que a app de notas será iniciada automaticamente no ecrã de bloqueio, se assim entenderes. Segundo a mesma fonte, também é possível clicar no botão de trás em canetas USI, o que faz com que a app abra numa janela flutuante, por cima de outras aplicações.
Não é expectável que apareçam notas anteriores, por questões de privacidade
Outra questão bastante importante que deverá ser abordada tem a ver com notas anteriores. Por questões de privacidade, não é desejável que possam ver as anotações que fizeste anteriormente, sempre que desejares usar a aplicação.
Posto isto, nesta nova atualização do Android 15, deve ficar ao critério do user decidir se quer que as notas passadas apareçam ou não. Como referido anteriormente, também as capturas de ecrã vão ser um extra com potencial nas apps de notas.
Na prática, isto faz com que possas fazer registos de vários tipos de conteúdo, seja texto ou imagem. Olhando para trás, conseguimos ver que este recurso de printscreen não é propriamente novo, já que se chegou a falar disso no lançamento do Android 14.
Ainda assim, como refere a Android Authority, esta ferramenta está automaticamente inibida. Mesmo assim, parece que está prestes a acontecer esta grande mudança nos recursos de notas de Android. Aparentemente, o Google Keep vai andar de “braços dados” com esta melhoria.