
O ano de 2025 ficará marcado na história da tecnologia móvel como o momento em que a ansiedade da autonomia começou finalmente a desaparecer. A grande responsável por esta revolução foi a adoção generalizada das baterias de silício-carbono, uma tecnologia que permitiu às fabricantes colocar capacidades superiores a 7000 mAh em smartphones com dimensões perfeitamente normais.
Os dados mais recentes compilados pelos especialistas do GSMArena mostram uma mudança de paradigma interessante. O ranking de autonomia de todos os tempos da publicação é agora dominado quase exclusivamente por modelos lançados este ano. A única exceção notável a esta regra é o iPhone 16 Plus, que consegue manter-se na luta entre equipamentos muito mais recentes.
TOP de autonomia de 2025: OnePlus 15 é o grande vencedor
- OnePlus 15 (23h 07m de pontuação)
- Oppo Find X9 Pro
- iQOO 15
- Honor Magic8 Lite
- iPhone 17 Pro Max
- Realme GT8 Pro
- Realme GT7
- Nubia Z80 Ultra
- RedMagic 11 Pro
- Poco F8 Ultra
Esta evolução é tão significativa que vários dispositivos conseguiram ultrapassar a barreira das 20 horas na pontuação de uso ativo. Uma tendência observada nestes testes é que quase todos os telemóveis nesta lista são topos de gama. Isto contraria a lógica de anos anteriores, onde os telemóveis de gama média, com processadores menos potentes, costumavam ter melhor autonomia.
A explicação que as baterias de silício carbono ainda são dispendiosas, pelo que esta tecnologia ainda não chegou aos equipamentos mais baratos. É curioso verificar que, enquanto os 20 smartphones mais populares de 2025 trazem grandes surpresas em termos de preferências de mercado, no campo da bateria a vitória pertence aos pesos pesados.
O grande campeão desta maratona energética é o OnePlus 15, com um registo que supera toda a concorrência. Para quem quer recomendações específicas baseadas no tipo de utilização, os testes revelam outros vencedores. Se passas o dia ao telefone, o Realme GT 8 Pro e o iQOO 15 são as escolhas acertadas, com o Xiaomi 17 Pro Max a apresentar também resultados muito positivos nas chamadas de voz.
Já para navegar na internet, o destaque vai novamente para o Find X9 Pro, o iQOO 15 e o Realme GT 7. No consumo de multimédia, especificamente na reprodução de vídeo, o iQOO 15 afirma-se como o campeão indiscutível, embora o GT8 Pro, o Xiaomi 17 Pro Max e o Find X9 Pro também tenham apresentado números impressionantes. Antes de decidires qual comprar, vale a pena consultares a lista dos melhores telemóveis para comprar para garantires que o resto das especificações agrada ao teu perfil.
A expectativa para 2026 é que estas capacidades de bateria gigantescas comecem finalmente a aparecer nos telemóveis de gama média e de entrada e democratizem a autonomia de longa duração.

