Telegram bate Signal e WhatsApp. É a app mais instalada em janeiro de 2021

Rui Bacelar
Comentar

A Sensor Tower, agência de marketing e análise de mercado focada nas lojas mais populares de conteúdo para smartphones Android e iOS, a Google Play Store e App Store, aponta agora a Telegram como clara vencedora face ao Signal e WhatsApp.

Em janeiro de 2021 esta foi a aplicação mais descarregada em todo o mundo - sem contar com os jogos. O relatório foi publicado na última quinta-feira (4), mostrando os downloads globais, bem como os rankings na Play Store e App Store.

A Telegram reinou em janeiro sobre o Signal e o WhatsApp

Segundo o seu estudo de mercado, em janeiro de 2021 a Telegram foi descarregada mais de 63 milhões de vezes. Liderou a tabela de descarregamentos na Google Play Store para dispositivos Android, mas ficando em quarto lugar na App Store, para iOS.

Telegram WhatsApp Signal
Ranking das aplicações mais descarregadas, excluindo os jogos. Crédito: SensorTower.

Os dados mostram-nos que o êxodo do WhatsApp arrastou milhões de utilizadores para a Telegram. O relatório é claro em apontar esta alternativa como plataforma favorita para comunicações instantâneas através da Internet durante o último mês.

Ainda de acordo com a fonte, foi na Índia que a aplicação de origem russa teve o maior crescimento, com mais de 24% dos downloads nesse mês. Em seguida, a Indonésia totalizou 10% de todas as novas instalações da aplicação.

Atentando no ranking global, vemos a Signal em terceiro lugar e o WhatsApp remetido para o quinto lugar. É uma das maiores quedas nesta plataforma nos últimos anos, com os utilizadores insatisfeitos perante as alterações à política de privacidade.

O número de downloads apontados pela SensorTower para o ranking global agrega as instalações a partir da App Store e Play Store.

O TikTok e a Signal completam o Top 3

A rede social focada no entretenimento ficou em segundo lugar no ranking global, e em primeiro lugar no ranking da App Store. Já na Google Play Store ficaria em terceiro lugar com um total de 62 milhões de downloads no período em análise.

Também a Signal, plataforma de mensagens e comunicações instantâneas mais focada na privacidade, teve um grande crescimento e procura. Foi, aliás, a segunda aplicação com mais downloads na Google Play Store, ficando em terceiro lugar no ranking global.

Já na App Store, para dispositivos iOS, a Signal ficou em décimo lugar, sendo precedida inclusive pelo WeChat.

A Telegram tem ferramentas para facilitar a transição do WhatsApp

Android and iOS users can now move chats from apps like WhatsApp to Telegram. https://t.co/PediepRhyt

— Telegram Messenger (@telegram) 28 de janeiro de 2021

O WhatsApp sofreu um revés na popularidade e confiança geral dos utilizadores após o Facebook anunciar a alteração à política de privacidade. Foi um dos piores fiascos na comunicação dos últimos anos, resultando no ranking que agora vemos.

A decisão foi mal recebida pelos utilizadores e inflamada pelas redes sociais e várias publicações sensacionalistas. Entretanto, o WhatsApp já deu a saber que adiará a aplicação dos novos termos até 15 de maio, tentando até lá recuperar a confiança.

Posto isto, as principais rivais como o Telegram e a Signal aproveitaram a oportunidade para explorar a quebra de confiança na plataforma dominante. Ambas as plataformas capitalizaram com o bastião da privacidade e segurança dos dados do utilizador.

A 4gnews criou um canal no Telegram onde distribuiu o seu conteúdo. Podes juntar-te à comunidade e fica a par de todas as novidades, caso sejas utilizador desta plataforma de comunicação.

A Telegram está disponível para Android, iOS e para computadores, de uso gratuíto. Pode ser instalada a partir do website, ou da loja Google Play Store e App Store.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.