Telegram bate Signal e WhatsApp. É a app mais instalada em janeiro de 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Sensor Tower, agência de marketing e análise de mercado focada nas lojas mais populares de conteúdo para smartphones Android e iOS, a Google Play Store e App Store, aponta agora a Telegram como clara vencedora face ao Signal e WhatsApp.

Em janeiro de 2021 esta foi a aplicação mais descarregada em todo o mundo - sem contar com os jogos. O relatório foi publicado na última quinta-feira (4), mostrando os downloads globais, bem como os rankings na Play Store e App Store.

A Telegram reinou em janeiro sobre o Signal e o WhatsApp

Segundo o seu estudo de mercado, em janeiro de 2021 a Telegram foi descarregada mais de 63 milhões de vezes. Liderou a tabela de descarregamentos na Google Play Store para dispositivos Android, mas ficando em quarto lugar na App Store, para iOS.

Os dados mostram-nos que o êxodo do WhatsApp arrastou milhões de utilizadores para a Telegram. O relatório é claro em apontar esta alternativa como plataforma favorita para comunicações instantâneas através da Internet durante o último mês.

Ainda de acordo com a fonte, foi na Índia que a aplicação de origem russa teve o maior crescimento, com mais de 24% dos downloads nesse mês. Em seguida, a Indonésia totalizou 10% de todas as novas instalações da aplicação.

Atentando no ranking global, vemos a Signal em terceiro lugar e o WhatsApp remetido para o quinto lugar. É uma das maiores quedas nesta plataforma nos últimos anos, com os utilizadores insatisfeitos perante as alterações à política de privacidade.

O número de downloads apontados pela SensorTower para o ranking global agrega as instalações a partir da App Store e Play Store.

O TikTok e a Signal completam o Top 3

A rede social focada no entretenimento ficou em segundo lugar no ranking global, e em primeiro lugar no ranking da App Store. Já na Google Play Store ficaria em terceiro lugar com um total de 62 milhões de downloads no período em análise.

Também a Signal, plataforma de mensagens e comunicações instantâneas mais focada na privacidade, teve um grande crescimento e procura. Foi, aliás, a segunda aplicação com mais downloads na Google Play Store, ficando em terceiro lugar no ranking global.

Já na App Store, para dispositivos iOS, a Signal ficou em décimo lugar, sendo precedida inclusive pelo WeChat.

A Telegram tem ferramentas para facilitar a transição do WhatsApp

O WhatsApp sofreu um revés na popularidade e confiança geral dos utilizadores após o Facebook anunciar a alteração à política de privacidade. Foi um dos piores fiascos na comunicação dos últimos anos, resultando no ranking que agora vemos.

A decisão foi mal recebida pelos utilizadores e inflamada pelas redes sociais e várias publicações sensacionalistas. Entretanto, o WhatsApp já deu a saber que adiará a aplicação dos novos termos até 15 de maio, tentando até lá recuperar a confiança.

Posto isto, as principais rivais como o Telegram e a Signal aproveitaram a oportunidade para explorar a quebra de confiança na plataforma dominante. Ambas as plataformas capitalizaram com o bastião da privacidade e segurança dos dados do utilizador.

A 4gnews criou um canal no Telegram onde distribuiu o seu conteúdo. Podes juntar-te à comunidade e fica a par de todas as novidades, caso sejas utilizador desta plataforma de comunicação.

A Telegram está disponível para Android, iOS e para computadores, de uso gratuíto. Pode ser instalada a partir do website, ou da loja Google Play Store e App Store.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp vs Signal: os dados que uma recolhe e a outra não
  • Xiaomi Mi 11 Pro e Mi 11 Pro+: principais detalhes já são conhecidos
  • Comprar a PS5 é mais fácil com estas dicas para encontrar stock em Portugal
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.