Telegram repleto de novidades fantásticas para utilizadores de grupos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Pavel Durov e a respetiva equipa de programadores melhora constantemente a sua plataforma de comunicações instantâneas, a Telegram. Esta é a melhor alternativa ao WhatsApp e conta agora com novidades para a utilização dos grupos, entre outras melhorias.

Os utilizadores da Telegram já podem usufruir das novidades que em seguida daremos a conhecer. Para tal, basta atualizar a respetiva app para dispositivos móveis Android e iOS, através das lojas Google Play Store e App Store, respetivamente.

Há muitas novidades Telegram para Android e iOS

Telegram

A chegar durante o fim de semana, a mais recente versão foi dada a conhecer pela própria empresa. Temos, desde logo, os Tópicos para os Grupos, Nomes de utilizador colecionáveis, conversão de Voz em Texto para mensagens de vídeo e muito mais.

Importa frisar, contudo, que algumas destas funções só estarão disponíveis no plano pago da plataforma, o Telegram Premium. Não obstante, boa parte destas melhorias também chega à versão gratuita, disponível para todos os utilizadores.

Em primeiro lugar, o destaque vai efetivamente para a tradução de texto e transcrição a partir das mensagens. Está já presente através da aplicação e é um poderoso recurso de acessibilidade para quem usa esta plataforma.

Grupos ganham nova vida com Tópicos

Em segundo lugar temos a possibilidade de exibir os tópicos para cada grupo. Estes podem ser criados pelos administradores de modo a melhor contextualizar o objeto e / ou âmbito da discussão de cada grupo de Telegram.

Trata-se, assim, de uma ferramenta de organização mais eficaz para estas salas de conversa com até mais de 200 utilizadores. Na prática, um grupo pode agora ter sub-grupos para diferentes temáticas, para além dos tópicos identificadores do grupo geral.

Assim, teremos a indicação de áreas dedicadas dentro de cada grupo, bem como conversas distintas para diferentes tópicos para melhor organizar os chats.

Há mais novidades como aponta Pavel Durov

Através do seu canal oficial, o fundador da empresa, dá a conhecer mais novidades para a plataforma. Comentando também o "bloqueio" da Apple ao sistema de pagamentos dentro do Telegram que teria que ficar sujeito à taxa de 30% da Apple, o que motivou Durov a reverter a sua aplicação com uma atualização de emergência.

Em suma, perante a obrigação de entregar 30% de todos os dividendos à Apple para poder ter a Telegram listada na App Store, Durov considerou infrutífera a implementação do sistema de publicações pagas na app.

Na prática, um utilizador poderia pagar uma determinada quantia para ver um post específico se o seu criador assim o quisesse. Algo que, como demos a conhecer, foi cancelado pelo CEO da empresa.

You can perfect your pumpkin pics in the media editor – changing a wide range of sliders for brightness, contrast and more until they’re beautifully bewitching. 🎃 #TelegramTips pic.twitter.com/PWFMItX4DR

— Telegram Messenger (@telegram) 2 de novembro de 2022

Por fim, temos também melhorias da interface para Android e iOS, refletindo-se sobretudo na aplicação do Modo Noturno e na apresentação de texto. Para além disso, os emojis estão também mais interativos e podem ser usados profusamente como reações às mensagens através do Telegram.

The emoji revolution continues with Infinite Reactions and Emoji Statuseshttps://t.co/KhM9yHkZAm

— Telegram Messenger (@telegram) 16 de setembro de 2022

Podem usar o Telegram para acompanhar as novidades da 4gnews

  1. Instalem a aplicação Telegram para Android, iOS ou para computadores Windows (PC) e Mac
  2. Criem uma conta nesta plataforma, ou entrem com as vossas credenciais
  3. Subscrevam / adiram ao canal da 4gnews
  4. Ajustem as notificações consoante o tipo de utilização / interesse
  5. Desfrutem do canal 4gnews.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.