Telegram Premium é oficial! Chega já em julho com preço competitivo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A versão paga do Telegram, o Telegram Premium é oficial! Custará (provavelmente) 4,99 dólares / mês ou 4,99 € / mês e chegará antes do fim do próximo mês de julho. É puramente opcional, concebida para os power users ou utilizadores intensivos desta boa alternativa ao WhatsApp.

Após os primeiros rumores terem surgido na Internet no passado mês de maio, de modo consistente, temos agora a confirmação desta modalidade paga para a app de mensagens. Importa frisar que o anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Pavel Durov através do seu canal na plataforma de mensagens e comunicações.

Chegou o Telegram Premium, mas tudo permanece igual no Telegram

Telegram Premium
Capturas de ecrã do Telegram Premium. magem: @Ajay_Bhojani

Entre as principais funções e vantagens exclusivas da versão paga destacamos as seguintes:

  • Limites duplicados
  • Tamanho de upload de ficheiros - 4 GB
  • Velocidade de download mais veloz
  • Conversão de voz para texto
  • Sem Anúncios (publicidade)
  • Reações únicas às mensagens
  • Autocolantes Premium
  • Recursos de gestão avançada do chat
  • Crachá no Perfil
  • Avatares animados
  • Ícones exclusivos do Telegram Premium

O Telegram Premium, tal como Pavel Durov o apresentou, é uma nova modalidade paga que trará benefícios exclusivos para os utilizadores mais ativos. Todavia, todas as funcionalidades atuais da versão gratuita da plataforma continuarão inalteradas.

Aliás, o desenvolvimento e melhoria do Telegram (grátis) continuará a correr o seu normal curso. Em simultâneo, contudo, existirão incentivos e vantagens para atrair novos utilizadores para o plano pago. Note-se que esta modalidade tem inspirações no Twitter Blue, a versão paga da rede social, entre outros.

Telegram Premium traz recursos adicionais, funções exclusivas e mais velocidade

É puramente opcional e visa, estrategicamente, trazer uma nova fonte de rentabilização para a empresa. De momento, a lista de atributos exclusivo pode ser consultada acima, mas contamos com outras novidades a chegar futuramente à plataforma.

Every Telegram user has unlimited cloud storage, and can create individual private channels to hold their media and files – or use them to easily collaborate and share study notes or work documents. #TelegramTips pic.twitter.com/2bdDYhQOkP

— Telegram Messenger (@telegram) 8 de junho de 2022

Por fim, Durov afirma que os testes beta com o Telegram Premium foram bem recebidos, superando até as suas expectativas iniciais com o programa. Não obstante, o CEO frisa a sua convicção na necessidade de rentabilizar a sua empresa com os utilizadores e não com os agentes de publicidade. Só assim, afirma Durov, podem os utilizadores continuar no cerne da motivação da empresa.

Ou seja, uma empresa sustentada pelos utilizadores terá os utilizadores como prioridade. Em contraste, uma empresa focada nas receitas obtidas pela publicidade focar-se-á, naturalmente, nos anunciantes, a sua fonte de proveitos.

Agora, resta-nos aguardar pela disponibilização geral do Telegram Premium, atualmente em versão beta para Android. Todavia, esta plataforma chegará até ao final do próximo mês ao grande público.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.