Para responder às exigências ditadas pela lei de mercados digitais da União Europeia, a Apple tem agora uma surpresa para os utilizadores do antigo iPhone 12.
Através de uma atualização, este modelo com iOS 17.4 ganhou suporte para o conhecido carregamento sem fios Qi2.
Tempos de carregamento Qi2 equivalentes a MagSafe
Mas as boas notícias não se ficam por aqui. A publicação MacWorld realizou alguns testes para avaliar o tempo de carregamento Qi2, não proprietário da Apple, versus o tempo de carregamento MagSafe.
De acordo com a conhecida publicação, ambos os carregamentos a 15 watts registaram tempos semelhantes. Para chegar aos 30% de bateria, os dois carregamentos demoraram cerca de 20 minutos. Já para a bateria ficar a 50% foram precisos 45 a 50 minutos.
A publicação MacWorld descobriu outra novidade não mencionada pela Apple. Agora, quando o modelo está a carregar com estes dispositivos, aparece no ecrã uma animação a indicar o carregamento.
Recorde-se que o iPhone 12 tinha uma velocidade de carregamento limitada aos 7,5 watts para carregamento Qi2 não certificado pela Apple. Tanto o iPhone 13 como o 14 já tinham sido alvo desta atualização e agora a empresa de Tim incluiu este atributo também no antigo iPhone 12.
No entanto, os resultados destes testes não são surpreendentes. Em primeiro lugar, o carregamento Qi2 conta com uma tecnologia de carregamento bastante semelhante ao MagSafe da Apple.
Por outro lado, a empresa de Tim Cook tem uma presença relevante no Wireless Power Consortium, entidade responsável pelo padrão de carregamento Qi.
Vamos agora recordar algumas das especificações do antigo iPhone 12 que ganhou agora uma nova vida.
iPhone 12
Ecrã: Super Retina de 6,1 polegadas
Resolução: 2532x1170 pixéis
Processador: A14 Bionic
RAM: 4 GB
Armazenamento interno: 128 GB
Câmara traseira: 12MP+12MP
Câmara frontal: 12 MP
Bateria: 2815 mAh
Carregamento: 15 watts