Surpresa? Apple é a única a crescer neste mercado com os Mac

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O mercado global de computadores portáteis sofreu uma forte quebra nos últimos meses, porém, a Apple conseguiu aumentar as suas vendas graças sobretudo à linha de portáteis Apple MacBook. Mais ainda, os seus Mac e iMac também surpreenderam positivamente.

Um autêntico milagre. Descrição perfeita para aquilo que a Apple conseguiu fazer com os seus processadores Apple M, os seus Apple Silicon.

Além de revitalizarem as vendas de todos os seus Mac a cada renovação e novo lançamento, contrariaram a tendência de mercado global em contexto pós-pandemia da COVID-19.

Venderam-se menos computadores nos 1.ºˢ meses de 2023

Apple iMac

Com efeito, não só bateu as previsões internas, como também superou a concorrência e toda a tendência de mercado. Isto porque a Apple foi a única a crescer na venda de computadores durante os últimos três meses de 2023.

O porquê? Temos novos lançamentos como o portátil Apple MacBook Air M2 de 15 polegadas que, tal como afirmou a própria empresa, só existe graças aos Apple Silicon.

Aliás, a razão pela qual o portátil não foi lançado mais cedo prendia-se com as restrições dos chipsets Intel usados previamente pela gigante de Cupertino.

Processadores Apple Silicon continuam a mostrar o seu ímpeto

IDC

Entretanto, certo é que as vendas dos computadores Mac superaram a tendência global de mercado. Tomem-se em apreço os dados da agência IDC, que deixa bem clara a tendência de quebra.

Ou seja, globalmente venderam-se menos computadores nos últimos meses, registando-se uma quebra generalizada com uma exceção - a Apple.

Por outro lado, tal como aponta a IDC, globalmente no segundo trimestre de 2023 o mercado caiu 13,4% face ao período homólogo, ou seja, o segundo trimestre de 2022.

Apple continua a surpreender o mercado com os seus Mac

Apple MacBook Air M2 15

Por outro lado, apesar de conseguir manter uma posição invejável neste mercado, a Apple não é a líder de vendas. Esse título pertence à Lenovo, fabricante com mais vendas de computadores portáteis com um total de 22% de quota de mercado.

No que lhe concerne, a Apple de Tim Cook tem uma quota de 8,6% de mercado, sendo realmente interessante aferir o seu crescimento perante um panorama tão adverso. Além de ter melhorado a sua posição face aos valores de 2022, a tecnológica conseguiu resistir à contração de mercado.

Em suma, a Apple cresceu 10% face à posição registada no ano passado, mostrando aqui uma sólida evolução de ano para ano. Por outro lado, certo é que a Lenovo continua a ocupar o primeiro lugar, ainda que tenha sido afetada por uma quebra de 18% nas vendas.

Lenovo é a líder de mercado, com a HP em segundo lugar

Entre as empresas mais afetadas temos a DELL que registou uma quebra de 22% no volume de computadores vendidos face ao período homólogo de 2022. Mais ainda, a HP, atual detentora do segundo lugar, manteve-se mais estável, com uma ligeira quebra de 0,8%.

Por fim, podemos concluir que o ímpeto dos processadores da própria Apple, os seus Apple Silicon conseguem efetivamente fazer a diferença e trazer nova luz aos seus modelos. Ainda assim, este grande mercado global acabaria por contrair 13,4% no período em apreço.

Global PC shipments declined 13.4% year over year during Q2 2023, according to preliminary results from the IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker. This is the sixth consecutive quarter of contraction for the market. https://t.co/2Tdwult8mW

— IDC (@IDC) 10 de julho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.