Supermercados autónomos: o futuro das compras será assim

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Chama-se Dojo e é a maior loja autónoma da Europa que está recheada de produtos alimentares e da mais sofisticada tecnologia.

Não está aberta ao público em geral, mas serve de laboratório de testes e showcase para que os retalhistas vejam aqui como será o futuro das compras. O 4gnews esteve na inauguração oficial do espaço e conta-te como a Inteligência Artificial pode ser aplicada para facilitar a experiência do cliente no momento de comprar bens de primeira necessidade.

Loja Dojo é um laboratório para testar a tecnologia

Inaguração Sensei Dojo
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, marcou presença na inauguração da loja Dojo da Sensei Crédito@Sensei

A start-up portuguesa Sensei inaugurou a loja Dojo, um espaço completamente autónomo de retalho com 500 metros quadrados e uma disposição (ou layout) igual à de qualquer supermercado convencional.

Mas as semelhanças com os supermercados ditos convencionais ficam-se por aqui. Este é um espaço completamente autónomo que graças à integração da mais recente tecnologia de ponta permite ao cliente fazer as compras e pagá-las (quase) sem qualquer assistência humana.

Saliente-se que esta loja autónoma do futuro não está aberta ao público em geral. Neste momento, funciona como um laboratório de testes e espaço showcase para que as soluções sejam experienciadas e para que os retalhistas vejam essas mesmas soluções em ação na vida prática.

Funcionamento de uma compra autónoma

Monitor tecnologia Sensei
Todo o percurso e itens selecionados pelo utilizador são assinalados num monitor, em tempo real

Mas vamos a pormenores. Quando o consumidor entra na loja autónoma é, de imediato, criado um perfil anónimo de utilizador que irá acompanhar todo o processo de compras. Cada vez que o consumidor retirar um produto da prateleira, este é adicionado ao seu cesto de compras. Por exemplo, o utilizador RP9 tem no seu cesto um pacote de cerais e um pacote de leite.

Quando termina as compras, o consumidor dirige-se aos terminais de pagamento para finalizar o processo. Pode fazê-lo de duas maneiras: se tiver uma app da loja instalada no seu smartphone, basta passar o equipamento pelo terminal de pagamento para validar e pagar as compras feitas. Se não tiver a aplicação, apenas terá de tocar no ecrã tátil do terminal de pagamento para validar as compras, seguindo-se o pagamento em dinheiro ou cartão bancário.

Câmaras loja Sensei
Um sistema de câmaras colocadas estrategicamente deteta e regista todas as interações dos consumidores com os produtos da loja Crédito@Sensei

Muito à semelhança do que já acontece com o check-out self-service atualmente disponível em vários supermercados, mas sem a fase mais complicada de passar cada artigo pelo sensor e balança dedicados.

Tudo porque cada prateleira nesta loja autónoma tem balanças e sensores que detetam a saída de um artigo. Por outro lado, um conjunto de câmaras, dispostas estrategicamente em toda a loja, conseguem identificar o tipo de produto que o consumidor está a retirar das prateleiras.

Para proporcionar esta experiência autónoma, a Dojo conta com a mais recente tecnologia de visão computacional, Inteligência Artificial e Machine Learning. Na prática, através da conjugação destas tecnologias, a localização do consumidor na loja e quais os itens que tem consigo são assinalados, em tempo real, num monitor. Voltando ao exemplo anterior, o utilizador RP9 surge no ecrã com uma cor específica associado ao pacote de leite e pacote de cereais que tem no cesto de compras.

Conceito Sensei é antirroubo e garante a total privacidade do consumidor

Por todo o percurso ser acompanhado em tempo real, a Sensei garante que este conceito de loja autónoma é antirroubo. A start-up portuguesa garante também que a privacidade do consumidor é protegida, uma vez que o perfil criado é anónimo, além de que em cada ida à loja será criado um perfil diferente para o mesmo consumidor. Hoje será RP9, amanhã assume o perfil de XT5.

Ainda assim, segundo declarações de responsáveis da Sensei ao 4gnews, será possível identificar preferências ou hábitos de consumo que, posteriormente podem ser transmitidos não só ao retalhista como também às marcas presentes nos espaços. Na prática, os dados recolhidos são referentes às preferências de um grupo e nunca a uma pessoa individual, para que toda a política de privacidade seja cumprida.

Outra das vantagens deste sistema autónomo é que o retalhista tem informação sobre o stock (ou falta dele em loja), em tempo real. Cada vez que um produto é retirado das prateleiras, essa ausência é imediatamente registada para que o retalhista saiba que precisa de repor o produto na prateleira.

Toda esta informação é processada por vários servidores, neste caso da empresa Hewlett Packard Enterprise que atualmente tem uma parceria com a start-up Sensei.

E ainda que a Dojo não esteja aberta ao público, graças à parceria da Sensei com a marca Continente, o conceito de loja autónoma e smart pode ser já experienciado pelo público em geral no espaço Continente Labs. Aqui, a tecnologia da start-up portuguesa está já em ação e tu podes experienciar como será fazer compras num futuro que poderá não estar tão longe assim.

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Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt