Spotify vai despedir 1500 funcionários na 3ª vaga de dispensas deste ano

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

O serviço popular de streaming de música Spotify anunciou nesta segunda-feira que vai proceder à demissão de cerca de 1500 funcionários. Esta nova vaga de demissões representa 17% do seu atual quadro de colaboradores, que já passou por outras duas reduções este ano.

Em janeiro, o Spotify demitiu 600 funcionários; em junho, outros 200 deixaram de integrar a equipa da empresa. Assim, ao todo, a empresa encerrará o ano com cerca de 2300 pessoas a menos.

As demissões foram realizadas para reduzir custos e alcançar eficiência

Spotify
Imagem: Shutterstock / Mats Wiklund

O início do ano de 2023 foi marcado por uma série de cortes de empregos entre as empresas de tecnologia. Agora, outras gigantes tech também voltaram a reduzir sua força de trabalho, incluindo a Amazon, o LinkedIn e, mais recentemente, o Spotify.

A nova onda de demissões foi explicada pelo CEO do Spotify, Daniel Ek, numa carta aos funcionários. Segundo Ek, o menor custo de capital em 2020 e 2021 levou a empresa a contratar mais.

O CEO ainda destacou que o recente relatório de lucros positivos da plataforma pode fazer com que a nova redução pareça maior do que seria necessário, mas não é o caso.

"Na maioria das métricas, éramos mais produtivos, mas menos eficientes. Precisamos ser ambos", afirmou Ek.

De acordo com o relatório ao qual Ek se refere, o Spotify registou lucros durante o terceiro trimestre de 2023. Os bons resultados teriam sido alcançados por meio dos aumentos de preços nos seus serviços de streaming e pelo crescimento do número de assinantes em todas as regiões. Atualmente, o Spotify tem 601 milhões de utilizadores, em comparação com os 345 milhões no final de 2020.

O Spotify tem como meta expandir a sua presença no mercado para a maioria dos países do mundo e atingir a marca de mil milhões de utilizadores até 2030. Para alcançar esse objetivo, a plataforma investiu mais de mil milhões de dólares no desenvolvimento do seu negócio de podcasts, para o qual contratou celebridades como Kim Kardashian, Príncipe Harry e Meghan Markle.

Os funcionários que serão demitidos começarão a ser informados já nesta segunda-feira. O Spotify vai pagar cinco meses de verbas rescisórias, férias e cobertura de saúde para o período de rescisão. Além disso, aqueles que tiverem status de imigração relacionado ao seu emprego receberão apoio imigratório da empresa.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.