Spotify quer ser mais "social" e deixar-te ouvir música com os teus amigos, em tempo real

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com novas informações recolhidas pela reconhecida Jane Wong, o Spotify está a testar uma nova funcionalidade chamada "Social Listening". Esta nova funcionalidade vai permitir que vários amigos se juntem num grupo, onde poderão ouvir a mesma playlist em tempo real nos seus dispositivos.

Depois de vermos a aplicação remover muitas das suas funcionalidades 'sociais' ao longo dos anos, esta é provavelmente a mais inovadora de todas. O grupo criado vai partilhar uma lista de reprodução que pode ser modificada por qualquer um dos membros em tempo real.

Para aceder a esta nova funcionalidade, os utilizadores vão precisar de aceder à lista de dispositivos disponíveis e utilizar o código para adicionar amigos ao grupo. Atualmente o serviço já permite criar playlists em colaboração com amigos, mas esta nova funcionalidade vai ser específica para reprodução em tempo-real.

Este poderá ser o grande trunfo do Spotify

Numa época em que existem diversos serviços de streaming que têm uma biblioteca de músicas praticamente idêntica, as empresas precisam de inovar nas funcionalidades que oferecem. Por isso, este poderá ser o maior trunfo do Spotify face à riva Apple Music, YouTube Music, Tidal, Amazon Music, etc.

Além de se destacar da concorrência, esta funcionalidade tem tudo para trazer novos utilizadores premium, assim como garantir que taxa de permanência continue a subir. O fator social é extremamente potente atualmente, especialmente no que respeita à internet.

Ao dar a oportunidade de interagir em tempo real com outros utilizadores, o Spotify vai ter à sua disposição uma ferramenta que lhe vai permitir continuar na linha da frente.

Quando podemos esperar a chegada desta funcionalidade?

Infelizmente não há nenhuma informação que indique quando é que esta funcionalidade poderá ser lançada para todos os utilizadores. Ficou apenas confirmado que o limitado número de funcionários está a realizar alguns testes.

Um representante do Spotify recusou-se mesmo a assumir, ao site TechCrunch, que esta funcionalidade realmente existe. Foi apenas referido que a empresa está constantemente a trabalhar em novas formas de melhorar a experiência dos seus utilizadores.

Certamente que iremos receber novas informações sobre esta funcionalidade em breve. A reação dos utilizadores a estas notícias vão mostrar à empresa o quão popular se poderá tornar a "Social Listening".

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.