Spotify prepara lançamento de listas de reprodução criadas por IA

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Inteligência Artificial começa a marcar presença num vasto leque de produtos e serviços tecnológicos ao nosso dispor. Consciente desta realidade, também o serviço de streaming líder do mercado - o Spotify - quer colocar a IA ao serviço dos seus utilizadores.

Com efeito, sabe-se agora que a empresa sueca está a testar uma ferramenta de IA que irá criar novas listas de reprodução. Tal será feito com base em comandos inseridos pelos utilizadores da plataforma.

Spotify tornará o serviço de streaming mais inteligente com esta funcionalidade

Esta novidade foi dada a conhecer pelo utilizador @robdad na rede social TikTok. Num curto vídeo, este coloca a seguinte interrogação: "Acabei de descobrir aleatoriamente o ChatGPT do Spotify?"

Spotify

Esta novidade surge em "A tua biblioteca" após o utilizado carregar no botão "+" para criar uma lista de reprodução. Esta opção é descrita como "transforma as tuas ideias em playlists com IA".

Nessa página, os utilizadores do Spotify encontrarão uma caixa de texto onde poderão inserir as suas ideias. No vídeo vemos ainda algumas sugestões como "concentre-te no trabalho com música eletrónica instrumental", "preenche o silêncio com música de fundo do café" ou "anima-te com músicas divertidas, batidas e positivas".

Após a seleção de um critério, o Spotify apresentará um conjunto de canções que considera que melhor se adequam àquilo que o utilizador pediu. Essa lista poderá ser aprimorada com um simples deslize para a esquerda para a remoção das músicas que não gostes.

Spotify já confirmou o teste desta ferramenta de IA

Em declarações à publicação TechCrunch, um representante do Spotify já veio confirmar o teste desta ferramenta de IA. Contudo, ainda não é garantido que seja disponibilizada para todos os utilizadores da plataforma.

"Realizamos rotineiramente uma série de testes. Alguns desses testes acabam por abrir caminho para a nossa experiência mais ampla e outros servem apenas como uma aprendizagem importante. Não temos mais nada para partilhar neste momento."

Caso esta ferramenta para a criação de listas de reprodução com recurso à IA chegue ao público, não se admirem se for opção paga. Como em outras benesses, é possível que o Spotify inclua esta opção apenas nos seus planos pagos.

Resta-nos aguardar por mais informações para perceber se esta ferramenta chegará efetivamente a todos os utilizadores do serviço de streaming. Seria certamente uma opção bem recebida pelo seu vasto leque de utilizadores em todo o mundo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.