Primeiro capacete de cortiça dobrável e reciclável desenvolvido em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

As potencialidades da cortiça parecem não ter fim na mente dos portugueses. Desta vez, o material foi usado para criar o primeiro capacete a pensar em quem se desloca de bicicleta ou trotinete e quer ficar mais seguro.

Trata-se do primeiro capacete em cortiça e foi desenvolvido na Universidade de Aveiro (UA). Tem como grande particularidade o facto de ser um capacete reciclável, e foi batizado como Flattie.

Crédito: Universidade de Aveiro
Crédito: Universidade de Aveiro

Flattie pode ser dobrado para arrumar facilmente numa mochila

Este nome surge, segundo o criador, em referência à palavra inglesa para plano. Destaca-se ainda por ser facilmente arrumável, já que se pode dobrar para ocupar um espaço semelhante ao de um computador portátil.

A autoria do projeto pertence a Gabriel Serra, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da UA. Este foi orientado pelos investigadores Fábio Fernandes, Ricardo Sousa e Eduardo Noronha.

Em declarações, o criador garante que sobre sustentabilidade “é uma das únicas soluções que permite que as peças sejam desmontadas após o fim do seu ciclo de vida com o intuito de serem devidamente recicladas, seguindo assim as recomendações da agenda da ONU para o desenvolvimento sustentável”.

Isto é algo que não sucede nos capacetes tradicionais, já que “não permitem que as peças sejam posteriormente separadas, pois, devido ao seu processo de fabrico, o casco externo e o forro são fundidos um no outro”. Por ser em cortiça, é um capacete com a capacidade de resistir a múltiplos impactos, já que a cortiça pode suportar grandes deformações sem sofrer fraturas ou danos.

A arrumação também é destacada, já que “o capacete desenvolvido por nós é o único no mercado que pode ser completamente planificado, possuindo as dimensões aproximadas de um portátil de 15 polegadas, o que o torna extremamente conveniente para ser transportado em mochilas ou malas”.

É bom realçar que este capacete respeita todas as normas de segurança da União Europeia. Foi testado contra impactos nos laboratórios da empresa Abimota com a norma europeia para capacetes de bicicleta, sendo aprovado com distinção.

A peça destaca ainda que o capacete vendeu o "Bike Award" 2023, sendo considerado o projeto com maior potencial empreendedor no segmento de bicicletas e produtos associados a esta categoria.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.