Spotify lança novo serviço que promete qualidade de som equiparável ao CD

Carlos Oliveira
Comentar

Chama-se Spotify HiFi e será o novo serviço de reprodução de música que a plataforma sueca irá lançar ainda este ano. A ideia é oferecer som de alta qualidade, equiparável ao que encontramos no CD.

Apesar de ser a plataforma de streaming de música mais popular do mercado, o Spotify quer agora destacar-se dos seus principais rivais. Para isso, promete um novo serviço que elevará a qualidade de som para um novo patamar

HiFi is on the way! Can't wait to finally hear #BillieEilish and #Finneas's hidden whispers. #SpotifyStreamOn pic.twitter.com/3Uny0UA4l7

— Spotify (@Spotify) 22 de fevereiro de 2021

Spotify HiFi chega ainda em 2021 a mercados selecionados

O Spotify promete disponibilizar o novo serviço de alta qualidade de som até ao final de 2021. Ficará disponível em "mercados selecionados", porém, ainda não sabemos quais serão os contemplados.

Por saber ficam igualmente os custos associados ao Spotify HiFi, pois certamente esta não será uma modalidade que a plataforma oferecerá aos seus subscritores do plano gratuito. Apelando aos verdadeiros audiófilos, o Spotify terá assim um novo chamariz para novos subscritores e, consequentemente, uma nova fonte de rendimento.

Esta não é a primeira vez que o Spotify cobiça um plano com promessa de qualidade de som de alto nível. Em 2017, a empresa lançou nos EUA um plano com qualidade de som ao nível do CD por 7,5 dólares mensais.

Spotify vai aumentar drasticamente o bitrate das suas músicas

Atualmente, o Spotify transmite toda a sua biblioteca de música a uma taxa de 320kbps. Esta qualidade de som é ligeiramente superior ao formato MP3 que dominou o segmento de música antes da maturação dos serviços de streaming de música.

Aos subscritores do plano Spotify HiFi, a plataforma sueca vai certamente subir o bitrate da música reproduzida. Com a promessa de uma qualidade de som equiparável à de um CD; espera-se que a taxa de transferência de dados suba para os 1411kbps.

"Áudio de alta qualidade significa mais informações." Esta afirmação foi deixada por Billie Eilish durante o evento do Spotify onde foram anunciadas as novidades. A cantora californiana afirma que muitas vezes o ouvinte não ouve determinados detalhes presentes nas músicas porque estas não são reproduzidas com a qualidade necessária.

Spotify Clips irão melhorar a interação dos artistas com os fãs

We're introducing new ways for artists to use playlists to share their stories with fans ✨ Spotify Clips will debut on even more Spotify playlists, featuring artists in short videos that let them put their own stamp on a playlist experience 🎥 #SpotifyStreamOn pic.twitter.com/sgHTWV244W

— Spotify for Artists (@spotifyartists) 22 de fevereiro de 2021

Ainda no decorrer do evento StreamOn, o Spotify anunciou a chegada de uma nova funcionalidade denominada Clips. Esta inspirou-se nas Stories do Instagram e estará disponível apenas para artistas.

O intuito dos Clips é melhorar a interação dos artistas com os seus fãs. Será uma nova forma de estes partilharem momentos íntimos ou cenas de bastidores com aqueles que mais os admiram.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.