A plataforma sueca de streaming de música acaba de lançar a sua nova sala verde. Sim, a Spotify Greenroom, o novo local de encontro para os seus utilizadores, sendo uma autêntica alternativa funcional à rede social Clubhouse e aos Twitter Spaces.
Tal como tivemos oportunidade de noticiar na 4gnews, esta é a mais recente concorrente à Clubhouse, mas afinal o que é que podemos fazer nesta aplicação? Em seguida exploramos alguns dos seus destaques e traços únicos.
O Spoyify lançou recentemente a sua Greenroom
Importa frisar que, apesar de pertencer ao Spotify e em todos os locais termos o seu branding e linguagem de design, a Greenroom é uma aplicação separada, disponível para os utilizadores Android e iOS na Google Play Store e App Store, respetivamente.
O seu funcionamento é exatamente o mesmo do Twitter Spaces e da sua precursora, a Clubhouse. Um utilizador pode criar um espaço para conversação por voz, um chat de áudio e permitir que outras pessoas se juntem à sua sala para conversar.
Temos a possibilidade de definir oradores, apenas ouvintes, entre outras categorias de participantes. A qualquer momento o criador da sala, o administrador, pode controlar quem é que tem "acesso ao microfone" para falar perante os demais participantes.
É a nova alternativa ao Clubhouse e Twitter Spaces
O seu funcionamento é bastante sucinto. Já de acordo com o Spotify, a Greenroom é uma "forma de nos juntarmos à conversa". Esta é a linha defendida pela gigante sueca para descrever o seu novo produto que, naturalmente, está associado à musica.
Com efeito, entre os principais tópicos para discussão estão as entrevistas aos artistas, notícias de celebridades, comédia, notícias de música, novos talentos e produção musical.
Vemos, contudo, outros tópicos mais abrangentes como o NBA e Lakers, tocando já na temática desportiva. Tal como a empresa o afirma na publicação que deu conta do seu lançamento, na Greenroom há muito mais além da música.
O utilizador pode assim:
- Aderir a um grupo de conversação
- Pesquisar por novas salas a abrir em breve
- Aderir a uma nova sala
- Criar uma sala de conversação
Em síntese, apesar de versar sobretudo sobre música, de se associar a este espaço cultural, a Greenroom poderá ser usada para discutir qualquer temática. Naturalmente, a Spotify não quer restringir o seu potencial alcance a algumas temáticas de nicho.
A Greenroom está dispononível para Android e iOS
Note-se que os utilizadores podem inscrever-se na aplicação com a sua conta de Spotify, estando a app disponível para ambas as plataformas. Mais concretamente, nas lojas App Store para iOS (iPhone).
Temos ainda um novo leque de teremos e condições de privacidade, caso estejam preocupados com tal. Será necessário aceitar esses termos antes de começar a utilizar a aplicação de conversação em direto.
Por fim, é expectável que à Greenroom chegue o vasto leque de álbuns musicais e títulos de podcast a ser gradualmente integrados na aplicação. Este conteúdo pode ser o tema da conversa, ou mais uma forma de reter os utilizadores no seu novo serviço.
Poderá esta nova rival da Clubhouse singrar no mercado? Ou terá já passado o auge da popularidade deste formato de rede social?
Numa nota pessoal, do que já pudemos apurar da aplicação, estamos perante uma Clubhouse com uma nova "skin" do Spotify, ambientada no seu ecossistema.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung Galaxy Z Fold 3 imaginado com um design inspirado no iPhone 12
- Xiaomi Mi Pad 5 vai chegar à Europa. Lançamento iminente!
- GTA Online deixará de funcionar nestas consolas no final do ano