A SpaceX reagendou, mais uma vez, o lançamento da Starship, considerada a nave mais poderosa da história. Inicialmente marcado para esta sexta-feira (17), a nova tentativa de realizar um voo bem-sucedido com a Starship foi agora adiada para sábado (18), conforme anunciado e explicado pelo CEO Elon Musk.
Nave anterior explodiu antes de atingir a órbita terrestre
Em abril deste ano, a empresa de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações SpaceX realizou a primeira tentativa de lançamento da Starship. Infelizmente, a nave enfrentou uma falha no propulsor Super Heavy, que não se separou da cápsula Starship.
Além disso, de acordo com a empresa liderada por Elon Musk, alguns motores desligaram-se durante o voo. Isso resultou na ativação de um sistema para destruir o foguetão (não tripulado), o que significa que não poderia ser reutilizado.
A segunda tentativa de voo foi agendada para esta sexta-feira, às 10h (horário de Brasília), com uma janela de duas horas para a operação. No entanto, ontem, Musk utilizou a sua conta na rede social X para anunciar um novo adiamento.
"Precisamos substituir um atuador da aleta de grade e, por isso, o lançamento foi adiado para sábado", informou o CEO na sua publicação.
O novo lançamento, também não tripulado, vai ocorrer na base aérea da SpaceX em Boca Chica, Texas.
A mais poderosa da história
Considerada a nave mais poderosa da história, a Starship faz parte do projeto da SpaceX que, num futuro próximo, pretende utilizar a nave para transportar satélites e outros materiais para diferentes partes do espaço.
Sobre o novo lançamento, a SpaceX partilhou numa publicação no X:
"Esta é mais uma oportunidade de colocar a Starship num verdadeiro ambiente de voo, maximizando o quanto aprendemos. O rápido desenvolvimento iterativo é essencial enquanto trabalhamos para construir um sistema de lançamento totalmente reutilizável, capaz de transportar satélites, cargas úteis, tripulação e carga para uma variedade de órbitas e locais de aterragem na Terra, na Lua e em Marte."
Apesar do adiamento, a nova missão já recebeu autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). Segundo o órgão, a SpaceX atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais, políticos e de responsabilidade financeira para realizar o lançamento.
Editores 4gnews recomendam: