Google apresenta funcionalidade Notas para resultados de pesquisa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Google acaba de lançar uma funcionalidade bastante útil para todos os utilizadores no seu motor de pesquisa.

O recurso Notas permite que cada utilizador acrescente os seus apontamentos aos resultados de pesquisa fornecidos pelo motor Google.

Notas acrescentadas pelos utilizadores são públicas

Imagem do recurso Notas da Google num smartphone
Crédito@Google

Na prática, o novo recurso Notas vai fornecer um espaço pessoal aos utilizadores para que estes apontem as suas ideias e interpretações aos tópicos de pesquisas encontrados.

Mas atenção, apesar de este ser descrito como um espaço pessoal, as notas acrescentadas pelos utilizadores vão ser públicas e podem ser vistas por outros utilizadores que pesquisem o mesmo assunto.

Para a Google, esta funcionalidade pode “acrescentar uma camada útil de interpretações humanas aos resultados de pesquisa”.

Para utilizar a nova funcionalidade Notes, os utilizadores devem selecionar o recurso Search Labs. Uma vez ativado este recurso, vão surgir novos botões que permitem adicionar e visualizar notas que vão surgir por baixo dos resultados de pesquisa e dos artigos encontrados.

Os utilizadores podem ainda personalizar as suas notas com fontes diferentes e imagens coloridas, além de puderem igualmente partilhar os apontamentos através de links de email.

Recursos Follow e Perspectives foram também disponibilizados

Mas a Google disponibilizou mais dois novos recursos. O novo Follow permite que os utilizadores consigam rastrear consultas de pesquisa específicas. Depois de fazerem a primeira pesquisa, os utilizadores passam a receber atualizações e notificações sobre desenvolvimentos relevantes relacionados com os tópicos pesquisados.

Já a funcionalidade Perspectives vai incluir conteúdos de fóruns e redes sociais nos resultados de pesquisa. Estes dois recursos vão estar para já, disponíveis em inglês, nos EUA. Numa fase posterior, a Google poderá disponibilizá-los para as restantes regiões do mundo.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt