Sony Xperia XA : Análise / Review em Português

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O mais barato, mais humilde e, mesmo assim, o mais atraente dos novos Sony's da linha X. Apresento-vos o mais recente smartphone de gama média da construtora japonesa, o Sony Xperia XA acabou de ficar ainda mais elegante.

Design e qualidade de construção

O Design é um ponto de avaliação marcadamente subjectivo, contudo, creio que qualquer pessoa ficará intrigada com este design tão elegante. Um desenho atrevido e despido de margens laterais que te fará prestar atenção ao Sony Xperia XA em Preto, Branco, Rosa Dourado ou Verde Lima (Dourado Lima), um leque de cores jovens, frescas e sinceramente não há nenhuma feia.

Por último, nem tudo é perfeito. Isto é, sentimos falta de um leitor de impressões digitais (já presente em alguns dos seus rivais directos), a sua margem inferior é bastante notória, o seu altifalante (único), tem pouco volume apesar da claridade do som ser boa. Além disso, o motor de vibração emite um feed-back vibratório algo estranho (constatação puramente subjectiva).

Performance

Atentemos agora na Performance e Desempenho do Sony Xperia XA vem equipado com um processador da MediaTek mas não temas, este é o Helio P10, um SoC que tem feito maravilhas. Com efeito, este processador tem 8 núcleos de processamento (octa-core 4x2.0 GHz Cortex-A53 e 4x1.0 GHz Cortex-A53), é acompanhado pela gráfica Mali-T860MP2, além de 2GB de memória RAM e 16GB de memória interna expansível via microSD.

Um elenco algo modesto de especificações técnicas mas cuja performance e desempenho na vida real não te vai desapontar. Se estás preocupado com lentidões, não estejas. Se te preocupa o sobre-aquecimento do smartphone, regra geral isso não é motivo para preocupação (apenas quando estás a utilizar a localização GPS e a conexão de dados é que o sentes a aquecer, bastante).

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5 polegadas IPS LCS
  • Resolução HD 720p com 294ppi
  • Processador Mediatek MT6755 Helio P10 octa-core a 2Ghz
  • 2GB de memória RAM
  • 16GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 2300 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow (Xperia UI)
  • Câmaras de 8MP e 13MP

Todas as especificações do

Para os mais curiosos, este Sony Xperia XA é um equipamento fluído, rápido e sem lentidões para uma utilização normal a exigente.

Ecrã

O ecrã deste Sony Xperia X.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

O Sony Xperia XA dá resposta às tuas necessidade mesmo em condições de baixa luminosidade, se bem que aqui por vezes apresente fotos com poucos detalhes devido ao software de redução de ruído.

Por último, ambas as câmaras têm resultados bons na gravação de vídeo a 1080p Full-HD, com a câmara traseira capaz de gravar a 1080p Full HD a 30fps ou em 720p a 60fps. Além disso, a Sony consegui reduzir eficazmente as filmagens tremidas com o seu sistema de estabilização SteadyShot (software), merecendo aqui um ponto extra.

Autonomia

O Sony Xperia XA tem uma pequena bateria de 2300mAh não removível e a sua autonomia surpreendeu-me, infelizmente não pela positiva. Apesar de termos aqui uma boa gestão da energia graças ao Android Marshmallow e o modo STAMINA, ou o Ultra STAMINA que consegue aumentar consideravelmente o tempo em stand-by deste equipamento. Temos também a tecnologia de carregamento rápido Pump Express da MediaTek que consegue carregar esta bateria em pouco mais de uma hora.

Na prática, com um uso moderado, algumas comunicações, um pouco de jogo, um pouco de YouTube, brilho automático e sem me restringir em qualquer tipo de situação, conseguimos atingir aqui um dia e meio de utilização. Contudo, para uma utilização mais intensa a sua duração será de 1 dia, na melhor das hipóteses e se jogares Pokemon Go, consegues ter bateria para uma boa tarde. Por último, obtive aqui uma média de 3.5 - 4 horas de ecrã ligado, resultados medíocres a fracos.

Conclusão

Primando pela qualidade de construção, deslumbrando com o seu design refrescante, o Sony Xperia XA, se calhar até em demasia e no final senti que este Sony soube a pouco. Oxalá os próximos equipamentos empreguem este design mas esperemos que o recheiem com boas características.

Onde Comprar

O Sony Xperia XA está disponível através das operadoras:

  • NOS
  • Vodafone
  • FNAC

Termino com um sincero agradecimento à Sony Mobile Portugal pela cedência do Sony Xperia XA para teste e a ti, prezado leitor, se gostaste da nossa análise, comenta e/ou partilha!

Talvez queiras ver:

  • Umi Super Review em Português | Tudo o que precisas de saber
  • OnePlus 3 : Review / Análise em Português
  • Sony Xperia X : Review / Análise em Português
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.