O mais barato, mais humilde e, mesmo assim, o mais atraente dos novos Sony’s da linha X. Apresento-vos o mais recente smartphone de gama média da construtora japonesa, o Sony Xperia XA é extremamente elegante e atraente mas será que esta beleza é apenas aparente? Em vídeo, por escrito e com galeria de fotos, esta é a nossa análise ao Sony Xperia XA.

Por vezes o equipamento mais barato acaba por ser o favorito do público e o Sony Xperia XA é exemplo disso mesmo. Com um preço recomendado de venda ao público de 329€ na sua versão livre de operadora, enfrentará concorrência de várias marcas como a Huawei e o seu P9 Lite, a BQ com o seu X5 Plus, da Wiko com o seu U Feel, entre outras. Disto estou certo, o mercado de gama média está cada vez mais empolgante e com este Sony Xperia XA acabou de ficar ainda mais elegante.

   

Design e qualidade de construçãoSony Xperia XA 4gnews11

O Design é um ponto de avaliação marcadamente subjectivo, contudo, creio que qualquer pessoa ficará intrigada com este design tão elegante. Um desenho atrevido e despido de margens laterais que te fará prestar atenção ao Sony Xperia XA.

Para uma marca tão frequentemente acusada de não inovar na aparência e design dos seus equipamentos, esta novo linha Xperia X, do qual o Sony Xperia XA é o mais irreverente, é um claro esforço em mostrar ao mundo tecnológico que a Sony sabe desenvolver equipamentos elegantes, com linhas sóbrias e claramente inspiradas na sua filosofia OmniBalance sem, contudo, cair na repetição.

Com um design extremamente limpo, com um vidro resistente a riscos ligeiramente curvo (efeito 2.5D), as suas margens e estrutura metálica abraçam a pequena curvatura do vidro numa perfeita harmonia entre estes diferentes materiais. Sem rangidos, sem arestas salientes. Em suma, o Sony Xperia XA é um exercício de mestria tanto no design como na qualidade de construção.

Sony Xperia XA 4gnews28

Onde acaba o ecrã e onde começa a estrutura metálica das suas laterais? Pois, é difícil dizer e soube muito bem ver a Sony a quebrar o molde, para variar.

O seu painel frontal é revestido de vidro, a sua estrutura é metálica e a sua traseira é de plástico policarbonato. Uma escolha de materiais que reflecte o seu escalão de preços. Poderás escolher o teu Sony Xperia XA em Preto, Branco, Rosa Dourado ou Verde Lima (Dourado Lima), um leque de cores jovens, frescas e sinceramente não há nenhuma feia.

Por último, nem tudo é perfeito. Isto é, sentimos falta de um leitor de impressões digitais (já presente em alguns dos seus rivais directos), a sua margem inferior é bastante notória, o seu altifalante (único), tem pouco volume apesar da claridade do som ser boa. Além disso, o motor de vibração emite um feed-back vibratório algo estranho (constatação puramente subjectiva).

Performance

Sony Xperia XA 4gnews13

Atentemos agora na Performance e Desempenho do Sony Xperia XA nas tarefas do dia-a-dia, desde as mais simples (comunicações) às mais exigentes (jogos e multi-média).

Em primeiro lugar, o Sony Xperia XA vem equipado com um processador da MediaTek mas não temas, este é o Helio P10, um SoC que tem feito maravilhas. Com efeito, este processador tem 8 núcleos de processamento (octa-core 4×2.0 GHz Cortex-A53 e 4×1.0 GHz Cortex-A53), é acompanhado pela gráfica Mali-T860MP2, além de 2GB de memória RAM e 16GB de memória interna expansível via microSD.

Um elenco algo modesto de especificações técnicas mas cuja performance e desempenho na vida real não te vai desapontar. Se estás preocupado com lentidões, não estejas. Se te preocupa o sobre-aquecimento do smartphone, regra geral isso não é motivo para preocupação (apenas quando estás a utilizar a localização GPS e a conexão de dados é que o sentes a aquecer, bastante).

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5 polegadas IPS LCS
  • Resolução HD 720p com 294ppi
  • Processador Mediatek MT6755 Helio P10 octa-core a 2Ghz
  • 2GB de memória RAM
  •  16GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 2300 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow (Xperia UI)
  • Câmaras de 8MP e 13MP

Todas as especificações do Sony Xperia XA


Para os mais curiosos, este Sony Xperia XA obteve cerca de 47000 pontos na AnTuTu Benchmark, números que se traduzem numa experiência de utilização fluída, sem frustrações e, apesar de já ter utilizado smartphones mais rápidos e fluidos pelo menos  preço, não me posso queixar do desempenho deste equipamento. Seja para o Pokemon Go, jogos mais pesados como o Asphalt 8, vídeos no YouTube e qualquer outro tipo de aplicações, este Sony Xperia XA dá resposta às tuas necessidades.

Claro que podíamos ter aqui uns 3GB de RAM ou uns 32GB de armazenamento interno para igualar e/ou superar a concorrência. Em suma, este Sony Xperia XA é um equipamento fluído, rápido e sem lentidões para uma utilização normal a exigente.

Ecrã

Sony Xperia XA 4gnews 18

O ecrã deste Sony Xperia XA tem 5 polegadas, tecnologia IPS LCD, resolução 720p HD com uma densidade de 295 ppi (pixels por polegada), estando protegido por um vidro resistente a riscos de marca indiscriminada. Pois bem,mm tão elegante smartphone estávamos à espera de um bom ecrã e qual não é a nossa desilusão quando o ligamos pela primeira vez! Não bastasse uma resolução que te deixa ver os pixels individuais na tela, 720p HD em 2016 são aceitáveis num smartphone de entrada de gama, não aqui, num equipamento de 329€.

Como se isso não bastasse, o equilibro de cores bem, está bastante desequilibrado com um ar muito pouco natural nas cores apresentadas, bem como uma notória tendência para os tons azuis e frios. Algo que pode ser corrigido, ou melhor, minimizado nas Definições-Visualização- Equilíbrio de Brancos. Mais ainda, a saturação de cores é no mínimo, triste e insípida. Algo que se nota desde o primeiro momento em que pegamos nele, especialmente agora que a Sony implementou uns temas e papeis de parede extremamente vibrantes e com cores exuberantes (mas não no ecrã do Sony Xperia XA).

Sony Xperia XA 4gnews 7

Mas nem tudo está perdido. Quando estamos a ver Fotos ou algum vídeo, o motor Mobile Bravia Engine 2 puxa bastante pelo contraste e consegue dar alguma vida às cores apresentadas. Não deixa de ser um "remedeio" mas consegue melhorar a nossa opinião sobre esta tela. Temos também o Modo Super-Vívido para umas imagens ainda mais vívidas e com um ar marcadamente surreal.

Pode até soar algo severa esta crítica à sua resolução mas pensem comigo. Se, hoje em dia o padrão para os topos de gama é uma resolução Quad-HD (2K) e se a maioria dos smartphones de gama média já contam com um ecrã Full-HD (1080p), porque é que a Sony decidiu utilizar um ecrã HD (720p)?

Sony Xperia XA 4gnews27Numa nota mais positiva, o ecrã deste Sony Xperia XA tem alguns pontos bastante fortes como o seu brilho, muito intenso no limite máximo e quase imperceptível no limite mínimo (algo bem conveniente quando estás a utilizar o equipamento à noite). Além disso, o seu ecrã consegue apresentar-nos um bom contraste, óptimos ângulos de visualização e uma das melhores legibilidades ao ar-livre que já experimentei. Tal e qual o seu irmão mais velho e mais virtuoso, Sony Xperia X.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

Sony Xperia XA 4gnews19

O Sony Xperia XA vem equipado com uma câmara principal de 13MP com abertura focal f/2.0, com um auto-focus bastante rápido graças ao sistema de auto-focus preditivo híbrido que consegue acompanhar um objecto, mantendo-o focado. Esta câmara traseira está perfeitamente em linha com o seu painel traseiro, sem qualquer tipo de saliência. Por último, temos também uma câmara frontal de 8MP para as tuas selfies e o botão físico para o obturador é muito prático no dia-a-dia.

Começando pela aplicação da câmara do Sony Xperia XA, a interface da câmara é bem completa, especialmente no modo manual tens muitos dos controlos e parâmetros que se costumam encontrar nas câmaras Reflex (se bem que não temos uma opção de controlo da velocidade do obturador), desde o ajuste da abertura, ISO, pontos de focagem, diferentes cenas, panorama e muito mais. Importa ainda realçar que esta UI (User interface) tem várias extensões, tanto para foto como para vídeo, que acrescentam uma boa dose de diversão às tuas capturas.

Relativamente à qualidade das fotografias, tanto temos resultados óptimos como fotografias estranhamente frias ou quase sem detalhes (cena noturna). É uma câmara algo inconstante, apesar de ter um bom ajuste de exposição, conseguir reter bastantes detalhes e termos uma boa panóplia de opções, sentimos que por vezes ela nos deixa ficar mal. É uma câmara com potencial e espero que uma futura atualização de software venha trazer maior consistência aos bons resultados que a câmara consegue, efectivamente, capturar.

Sony Xperia XA 4gnews20

Vê todas as fotografias com qualidade máxima AQUI

A sua câmaras frontal de 8MP é igualmente boa e dar-te-á a possibilidade te tirar umas selfies com bastante qualidade, seja para utilizares nas tuas redes sociais (Facebook ou Instagram) ou caso queiras uma foto com qualidade superior, o Sony Xperia XA dá resposta às tuas necessidade mesmo em condições de baixa luminosidade, se bem que aqui por vezes apresente fotos com poucos detalhes devido ao software de redução de ruído.

Por último, ambas as câmaras têm resultados bons na gravação de vídeo a 1080p Full-HD, com a câmara traseira capaz de gravar a 1080p Full HD a 30fps ou em 720p a 60fps. Além disso, a Sony consegui reduzir eficazmente as filmagens tremidas com o seu sistema de estabilização SteadyShot (software), merecendo aqui um ponto extra.

Autonomia

Sony Xperia XA 4gnews 26

O Sony Xperia XA tem uma pequena bateria de 2300mAh não removível e a sua autonomia surpreendeu-me, infelizmente não pela positiva. Apesar de termos aqui uma boa gestão da energia graças ao Android Marshmallow e o modo STAMINA, ou o Ultra STAMINA que consegue aumentar consideravelmente o tempo em stand-by deste equipamento. Temos também a tecnologia de carregamento rápido Pump Express da MediaTek que consegue carregar esta bateria em pouco mais de uma hora.

Na prática, com um uso moderado, algumas comunicações, um pouco de jogo, um pouco de YouTube, brilho automático e sem me restringir em qualquer tipo de situação, conseguimos atingir aqui um dia e meio de utilização. Contudo, para uma utilização mais intensa a sua duração será de 1 dia, na melhor das hipóteses e se jogares Pokemon Go, consegues ter bateria para uma boa tarde. Por último, obtive aqui uma média de 3.5 - 4 horas de ecrã ligado, resultados medíocres a fracos.

ConclusãoSony Xperia XA 4gnews6 smartphone ecrã

Primando pela qualidade de construção, deslumbrando com o seu design refrescante, o Sony Xperia XA é a opção certa para ti se estiveres à procura de um novo smartphone que dê nas vistas e deixe os demais com inveja. Contudo, sinto que a Sony poderia ter feito um trabalho muito melhor neste Sony Xperia XA, bastaria um leitor de impressões digitais, uns 3GB de RAM para um desempenho garantidamente rápido durante dois ou três anos. Bastaria um ecrã com resolução Full-HD, bastaria uma bateria maior. Bastaria não apostar tudo na aparência do equipamento e cuidar mais da sua funcionalidade.

É com bons olhos que vejo esta mudança de design e fiquei com grandes expectativas para este Sony Xperia XA, se calhar até em demasia e no final senti que este Sony soube a pouco. Oxalá os próximos equipamentos empreguem este design mas esperemos que o recheiem com boas características.

Onde Comprar

O Sony Xperia XA está disponível através das operadoras:

Termino com um sincero agradecimento à Sony Mobile Portugal pela cedência do Sony Xperia XA para teste e a ti, prezado leitor, se gostaste da nossa análise, comenta e/ou partilha!

Talvez queiras ver: