Sony Xperia com 6 câmaras: eis os detalhes sobre os seus sensores

António Guimarães
Comentar

O leaker da indústria Max J. partilhou no Twitter as supostas especificações dos sensores do futuro Sony Xperia. A empresa japonesa está a desenvolver um telemóvel que possui 6 câmaras traseiras.

Segundo Max J. cada câmara servirá um propósito específico. Certamente iremos ter uma lente principal, macro, angular, sensor ToF para profundidade e possivelmente uma lente monocromática. Eis a lista de lentes do suposto Sony Xperia.

  • 20 MP, F / 2.4
  • 48 MP, F / 1.2 – F / 2.4
  • 16 MP, F / 2.4
  • 8 MP, F / 2.4
  • 12 MP F / 1.2 – F / 2.4
  • 0.5 MP TOF

sony conept

O leaker mostrou ainda uma imagem de conceito, mostrando a possível localização dos 6 sensores. Segundo a imagem, ficariam ao canto do telemóvel, semelhante ao suposto design dos iPhone 2019.

Pode parecer um exagero mas a verdade é que atualmente a tendência é ter sensores separados para diferentes funções. Podemos utilizar o Huawei P30 Pro e Samsung Galaxy S10+ com 4 e 3 câmaras traseiras, respectivamente.

O papel de cada sensor num telemóvel de 6 câmaras

Utilizando telemóveis existentes como referência, podemos ter uma noção da função que cada câmara executa num telemóvel com 6 sensores. Assim sendo teremos o sensor principal para fotografia com o máximo de resolução.

A lente angular costuma ficar no meio da configuração e tem um alcance maior que as outras lentes. Isto permite fazer o efeito 'olho de peixe' e capturar mais espaço no enquadramento. Ideal para fotografias de paisagens ou panorâmicas.

A lente macro encarrega-se de fotografar e filmar objetos com grande detalhe, a curta distância. Este tipo de lente permite uma distância de foco pequena, onde consegues capturar pequenos objetos, mantendo os detalhes.

O sensor ToF (Time of Flight) é uma adição recente às câmaras dos telemóveis. A sua função é calcular a distância entre objetos através da luz, permitindo mais planos de profundidade.

Finalmente temos a lente monocromática, que é bastante útil em ambientes de pouca luz. Como o nome indica, a lente captura todos os tons de preto e branco, para equilibrar a luz da melhor forma.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.