Sony Xperia 5 V é o novo smartphone Android (muito) Premium

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Sony deu a conhecer oficialmente o seu novo smartphone premium mais compacto, o Sony Xperia 5 V em plena IFA Berlim 2023. O novo topo de gama foca-se sobretudo na câmara fotográfica e foca-se exatamente nos utilizadores que procuram uma experiência fotográfica e videográfica do mais alto nível.

Mais que um simples smartphone Android, o Sony Xperia 5 V afirma-se como uma ferramenta para captação de conteúdo. Algo notório e bem evidente no vídeo oficial de apresentação, com o branding da marca e importância dada à investigação no tratamento e captação de imagem. Há, contudo, muito mais além deste departamento fotográfico que vale a pena conhecer no telefone.

Este é o novo smartphone Sony Xperia 5 V

Sony Xperia 5 V
Design geral do novo smartphone Sony Xperia 5 V em preto. Crédito: Sony

Tem uma câmara fotográfica para os mais exigentes utilizadores. Ora, tal como referimos acima, o Sony Xperia 5 V coloca-se no segmento dos topos de gama compactos, ideal para quem procura um smartphone mais compacto, mas extremamente poderoso.

Em particular, um telefone compacto que brilha no departamento fotográfico. Algo que a Sony nunca escondeu e agora, neste Sony Xperia 5 V, temos uma câmara principal com 52 MP de resolução e 1/1,35'' de abertura focal, ao passo que o sensor auxiliar tem 12 MP e abertura focal de 1/2.5''. Temos também uma câmara frontal de 12 MP de resolução e abertura focal de f/2,9''.

Sensor fotográfico de 52 MP estreia-se no Sony Xperia 5 V

O novo smartphone "compacto e poderoso" mantém o austero e já tradicional design dos smartphones Sony. Traz-nos também um ecrã de 6,1 polegadas de diagonal com tecnologia OLED. A sua resolução é de 1080p (Full-HD+), com alta taxa de atualização da imagem até 120 Hz, além do formato 21:9.

Por outro lado, o processador do Sony Xperia 5 V é o Snapdragon 8 Gen 2, o melhor chipset da Qualcomm em pleno 2023, uma escolha quase obrigatória para qualquer topo de gama. A isto somam-se 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno expansível via cartão de memória microSD.

Snapdragon 8 Gen 2 com 8 GB de RAM e ecrã de 6,1'' OLED a 120 Hz

Sony Xperia 5 V

O anúncio deste novo smartphone Sony Xperia já era esperado, com várias fugas de informação a anteceder a sua chegada. É, em todo o caso, uma "ferramenta especializada" e um produto para um público-alvo mais seleto que procura exatamente uma qualidade de imagem similar à que encontramos nas suas câmaras fotográficas mais avançadas e profissionais.

O novo Sony Xperia 5 V traz ainda uma bateria de 5 000 mAh de capacidade com carregamento rápido a 30 W. Segundo a marca, em 30 minutos de carga temos até 50% da bateria carregada, ainda que o carregador tenha que ser adquirido à parte.

Sony Xperia 5 V
Os vários esquemas de cor disponíveis para o Sony Xperia 5 V.

Este mesmo smartphone Android chegará em três esquemas de cor, do preto, azul-claro e branco / cinza, com porta áudio jack de 3,5 mm, além da certificação IP65 / IP68 que o protege da água e do pó. O telefone em si pesa 182 gramas, com as seguintes dimensões: 154 x 68 x 8,6 mm (altura x largura x espessura).

Por fim, segundo a própria Sony, o novo smartphone com Android 13 chegará às lojas em dezembro. O preço de venda ao público recomendado é de 999 € na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.