Cuidado Steam Deck. Chegou a nova consola portátil Lenovo Legion Go

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

O mercado das consolas portáteis cresceu exponencialmente desde o lançamento da Steam Deck e agora acaba de receber um novo membro. A Lenovo Legion Go foi apresentada pela empresa asiática como um produto versátil e não apenas focado no gaming.

A Legion Go é um dispositivo eletrónico que visa satisfazer múltiplas necessidades dos seus utilizadores. Além do claro foco no gaming, esta consola portátil quer ser ainda um porto seguro para produtividade móvel.

Lenovo Legion Go quer ser o teu grande aliado em qualquer local

A Lenovo não reinventou a fórmula de consola portátil com a apresentação da Legion Go. Tal como as suas principais concorrentes, temos um ecrã de 8 polegadas num corpo uniforme, ladeado pelos respetivos controladores.

A diferença da Lenovo Legion Go para as suas rivais é possibilidade de remover os controladores do seu corpo. Esta é uma abordagem inspirada pela Nintendo Switch, dando aos jogadores novas formas de interação com os seus jogos preferidos.

Lenovo Legion Go

Conforme acontece na Steam Deck, a Lenovo Legion Go também conta com um touchpad. Além dos seus gatilhos na parte traseira, esta consola portátil conta com uma ampla gama de botões que os jogadores poderão personalizar para melhor se adaptarem às suas necessidades.

Uma particularidade da Lenovo Legion Go é a presença de uma roda no seu controlador direito. Com o apoio de uma base própria, poderás utilizar este controlador de forma similar a um rato de computador, oferecendo mais possibilidades de controlo em qualquer tarefa.

Especificações de topo garantem um desempenho irrepreensível

Olhando agora para as especificações, a Lenovo Legion Go chega com um ecrã LCD de 8,8 polegadas com uma resolução QHD+ de 1600 x 2560 pixels. No entanto, a empresa implementou suporte para várias resoluções num intervalo de 800p até 1600p.

A taxa de atualização da imagem oficial da Lenovo Legion Go é 144 Hz, mas também aqui haverá mais para escolher. Este parâmetro da consola da Lenovo pode descer até 60 Hz de modo a adaptar-se melhor aos diferentes cenários que possa enfrentar.

Lenovo Legion Go

O seu processador é um Ryzen Z1 que poderá ser configurado até à versão Z1 Extreme deste componente. A nível gráfico, conta com uma GPU com tecnologia RDNA 3, capaz de correr qualquer jogo sem grandes dificuldades.

Independentemente da versão que compres, ela contará com 16 GB de RAM LPDDR5X a correr a 7500 MHz. Já o armazenamento da Lenovo Legion Go será de 1 TB PCIe Gen4 SSD, que pode ser expandido com um cartão mmicroSD até 2 TB adicionais.

No que concerne à bateria, a Lenovo Legion Go chega com duas células de 49.2 Wh com suporte para tecnologia de carregamento rápido. Graças a ela, é possível carregar dos 0% aos 70% em apenas 30 minutos.

Ao nível da conectividade, esta consola portátil conta com duas portas USB-C com suporte DisplayPort 1.4 e Power Delivery 3.0 e jack de 3,5 mm. Para ligações sem fios temos Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2. O seu sistema operativo é o Windows 11 Home.

Para arrefecimento da consola, a Lenovo optou por uma ventoinha com lâmina de polímero líquido. Graças a ela, esta consola portátil poderá correr a 25 W com um ruído não superior a 25dB.

Para finalizar, importa notar que a Lenovo Legion Go chegará às lojas em novembro, ainda sem dia definido. O seu preço de venda será de 799 €.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.