Sony Xperia 10 III Lite é o novo smartphone Android que não podes comprar!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica nipónica apresentou recentemente o seu novo smartphone Android de gama média, com caraterísticas promissoras. O seu nome? Sony Xperia 10 III Lite, mas não o poderás comprar em Portugal, nem em qualquer ponto da Europa num futuro próximo.

Esta versão "Lite" do seu Xperia 10 III foi concebida especificamente para o seu mercado natal, o Japão. Aí, o novo terminal será disponibilizado através das operadoras locais, com preço mais competitivo e especificações técnicas bastante atraentes.

Este é o novo smartphone Sony Xperia 10 III Lite

Sony Xperia 10 III Lite
Os vários esquemas de cor para o smartphone Sony Xperia 10 III Lite.

Face ao modelo convencional, o Sony Xperia 10 III Lite reduz sobretudo a quantidade de armazenamento interno - passa de 128 GB para 64 GB. Todavia, mantém a possibilidade de expansão do armazenamento através de um cartão de memória micro SD.

Aliás, também a quantidade de memória RAM permanece inalterada no Sony Xperia 10 III Lite - temos 6 GB. De igual modo, também está presente o eSIM, o cartão SIM eletrónico que lhe garante a conetividade dual-SIM bastante apreciada na Ásia.

Sony Xperia 10 III Lite

Adicionalmente também temos o suporte para a porta áudio jack de 3,5 mm, apesar de perder o Rádio FM nesta versão Lite. As demais caraterísticas técnicas e aspeto geral do smartphone Android permanecem inalteradas nesta nova versão "Lite".

O Sony Xperia 10 III Lite é um promissor smartphone de gama média

Sony Xperia 10 III Lite
As principais caraterísticas do ecrã e câmaras do Sony Xperia 10 III Lite.

O Sony Xperia 10 III Lite conta com todas as demais caraterísticas do Sony Xperia 10 III. A saber, temos um ecrã de 6,0 polegadas de diagonal com resolução Full-HD+ (1080p+) com tecnologia OLED e o formato panorâmico utilizador pela Sony de 21:9.

A isto soma-se a certificação IP68 que lhe confere resistência ao pó e à água, contribuindo assim para a sua durabilidade. A isto soma-se uma câmara principal traseira tripla de 12 MP (principal), 8 MP (telefoto) e 8 MP (ultra-wide) para maior versatilidade.

Sony Xperia 10 III Lite
O novo smartphone Sony Xperia 10 III Lite tem certificação IP68.

Temos também uma outra câmara de 8 MP na parte frontal, presente na margem superior do smartphone. Note-se que a Sony optar por margens proporcionais e simétricas para os seus dispositivos móveis, em detrimento das câmaras a perfurar o ecrã.

O telefone Sony conta ainda com uma bateria de 4 500 mAh, que a fabricante afirma ser capaz de o alimentar durante dois dias de uso normal. Temos também o processador Snapdragon 690 da Qualcomm, um chip recente e capaz, de gama média.

O preço do Sony Xperia 10 III Lite é o equivalente a 365 €

Sony Xperia 10 III Lite
A bateria do smartphone tem 4 500 mAh de capacidade.

Este Sony Xperia 10 III Lite chegará aos consumidores em quatro esquemas de cor, do branco, preto, rosa ao roxo. Estará disponível através das operadoras nipónicas Rakuten Mobile, IIJmio, mineo, goo e nuro Mobile, com exclusividade sobre os esquemas de cor em roxo e rosa.

Por fim, o preço do Sony Xperia 10 III Lite será competitivo, começando no equivalente a 365 euros ou 425 dólares. As vendas começam no dia 27 de agosto, sem existir previsão para a sua disponibilidade fora do Japão.

Em síntese, trata-se de um novo smartphone Android com caraterísticas equilibradas e preço competitivo. Um lançamento que gostaríamos de ver também na Europa, ainda que as chances de tal sejam diminutas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.