Sony Xperia 1 Professional Edition: a edição melhorada para fotógrafos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Sony Xperia 1 foi lançado como o expoente máximo de qualidade de ecrã com o seu painel 4K de 6.5 polegadas. No entanto, o telemóvel recebeu uma versão mais profissional no Japão, terra-natal da empresa. Chama-se Sony Xperia 1 Professional Edition e merece alguma atenção.

Nesta versão profissional, o já impressionante ecrã do Xperia 1 foi melhorado. O painel agora vem com suporte para profundidade de cor a 10 bits e o padrão Illuminant D65. Este é um padrão da indústria fotográfica que utiliza simulações da luz natural para atingir a melhor reprodução de cores possível.

A Sony colocou grande foco na fotografia profissional no Xperia 1

Em relação ao departamento fotográfico, o Sony Xperia 1 consegue adicionar automaticamente metadata às fotos de acordo com o protocolo IPTC. Metadata são dados da fotografia como data, localização, descrição e direitos autoriais.

Assim sendo, utilizadores do Xperia 1 Professional Edition podem capturar fotografias e publicá-las de acordo com o protocolo IPTC, o mais utilizado da indústria entre fotográfos. O telemóvel traz ainda pré-instalada a app Imaging Edge Mobile que permite transferir fotos das câmaras da Sony para o telemóvel.

Adicionalmente, o Sony Xperia 1 traz um adaptador de rede RJ45 para a sua entrada USB-C. Sendo a Sony fabricante de câmaras, não admira que estes extras para ajudar profissionais tenham sido colocados.

Estes extras tem um preço "salgado"

Utilizadores japoneses que queiram deitar as mãos a esta edição profissional do Sony Xperia 1 vai ter de pagar um valor alto. O Sony Xperia 1 Professional Edition tem um valor de 1300 euros, cerca de 500 euros a mais do que a versão normal do equipamento.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung coloca meta ambiciosa para os smartphones dobráveis em 2020
  • Samsung Galaxy A51: fuga de informação revela especificações principais
  • Xiaomi Mi CC9 Pro recebe nova certificação e tem carregamento rápido confirmado!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.