Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Sony WF-SP800N Review - auriculares Bluetooth perfeitos para desporto e muito mais

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 5 min.

Sou um orgulhoso dono dos Sony WH-1000XM3. Estes earphones Bluetooth da Sony são uns verdadeiros salva-vidas em qualquer cenário, graças ao seu cancelamento de ruído de excelência. É por isso que quando testo um produto de som da Sony, a fasquia está sempre muito elevada.

Proporcionou-se passar uns dias com os recentes auriculares Sony WF-SP800N, e a verdade é que fiquei maravilhado tendo em conta o que prometem. O seu foco está na vertente desportiva, com a certificação IP55, mas são um produto aconselhável a todo o tipo de utilizador.

Sony WF-SP800N

Pontos fortes dos Sony WF-SP800N

  • Som potente com baixos e agudos de grande qualidade;
  • Autonomia dos auriculares é excelente;
  • Qualidade de chamadas é bastante satisfatória;
  • Construção resistente a salpicos, suor e pó;
  • Modo de atenção rápida e sensor de proximidade são bastante úteis;
  • Suporte para 360 Reality Audio;

Pontos fracos dos Sony WF-SP800N

  • Falta de carregamento sem fios na caixa;
  • Não existe controlo de volume nos auriculares;
  • Cancelamento de ruído podia ser mais pronunciado.

Qualidade de som dos Sony WF-SP800N é de excelência para o tamanho

Por mais características revolucionárias que um produto deste género possa ter, a qualidade de som é sempre o mais importante. E posso dizer-te que estes brilham em qualquer parâmetro neste segmento.

Sony WF-SP800N

O seu som é bastante claro, o que faz com que possas ouvir os vários instrumentos e vozes com grande separação. Os seus agudos são de qualidade, e graças à funcionalidade Extra Bass, vais contar com grande predominância nos graves.

Isto faz com que tenhamos um som bastante equilibrado, e que graças à sua app Headphones Connect, podes adaptar ao teu gosto. A funcionalidade 360 Reality Audio também é suportada, e permite que em certas apps (como o Tidal), possas ter acesso a um som espacial para maior imersão. Para saberes mais sobre esta funcionalidade, consulta a página dedicada da Sony para tal.

Sony WF-SP800N

Autonomia dos Sony SP800N surpreende pela positiva

A seguir à qualidade de som, aquilo que procuro nuns auriculares Bluetooth é uma autonomia de qualidade. E nestes WF-SP800N encontras uma autonomia de excelência, com nove horas se tiveres o cancelamento ruído ativado.

Se mantiveres o cancelamento de ruído ativo desativado, a Sony alega que vais conseguir 13 horas de autonomia nos auriculares. Isto é verdadeiramente fantástico, porque quem ouve música durante tanto tempo seguido?

Isto faz com que simplesmente acabe por esquecer-me de carregar os auriculares, que é o ideal. E assim que os colocas na caixa, são prometidas mais 9 horas de autonomia (ou 13h com o cancelamento de ruído desligado). Ainda assim, sendo uma caixa com um tamanho generoso, esperava-se uma autonomia maior nesta.

Sony WF-SP800N

A caixa é, aliás, um dos pontos menos bons destes auriculares. A construção é num plástico de grande qualidade, mas o facto de ter uma disposição arredondada, faz com que seja difícil mantê-la em pé numa superfície. Sendo os auriculares à prova de salpicos, não seria má ideia a porta USB-C de carregamento da caixa também ser selada.

Os auriculares carregam em cerca de 2 horas e meia, e a caixa em 3 horas. Infelizmente a caixa não tem carregamento sem fios, mas não é algo propriamente problemático. Até porque com 10 minutos de carregamento dos auriculares, está prometida uma hora de reprodução contínua.

Sony WF-SP800N proporcionam chamadas cristalinas para ambos os lados

Outro ponto interessante nestes auriculares é a sua qualidade de chamadas. Pela minha experiência, os interlocutores ouviram-me com grande clareza, e o mesmo aconteceu do meu lado. Mesmo com algum ruído de fundo, não precisei de elevar o tom de voz de para ser ouvido do outro lado.

Sony WF-SP800N

Graças à certificação IP55, estes auriculares são resistentes a salpicos, suor e pó. Isto faz com que até os possas lavar (segundo a Sony) depois dos teus treinos. Isso é um grande descanso se costumas treinar à chuva ou em terrenos arenosos.

O conforto é um ponto importante em quaisquer auriculares, e nestes é de grande qualidade. Contam com quatro tamanhos de auriculares de silicone e dois de arco. E se vais estar em movimento, este é um acessório que vais querer usar para que nunca corras o risco de caírem.

Faltam controlos de volume por toque nos próprios auriculares

Os controlos por toque não poderiam faltar a uns auriculares como estes. Do lado esquerdo podes alternar entre os modos normal, de cancelamento de ruído e ainda ativar o modo de atenção rápida (desenvolvo mais à frente). Do lado direto, podes reproduzir ou pausar música, ativar a assistente virtual ou atender chamadas.

Sony WF-SP800N

Algo que sinto falta é o facto de não poder personalizar os controlos por toque na app, e não poder controlar o volume (como nos Sony WH-1000XM3). Ainda assim, o modo de Atenção Rápida conquista qualquer um.

Modo 'Atenção Rápida' e sensor de proximidade são um "luxo" dos Sony WF-SP800N

Se alguém estiver a falar contigo, basta premir o auricular esquerdo e a música baixa para que possas ouvir claramente. Assim que acabas a conversa, deixas de premir o auricular e o áudio volta ao normal.

O sensor de proximidade faz com que a tua música seja pausada automaticamente assim que retiras um ou os dois auriculares. Quando os voltas a colocar, a música continua onde a deixaste. Estas funcionalidades são um verdadeiro 'luxo' de que não queres voltar a abdicar.

Sony WF-SP800N

No que diz respeito a latência, não vais ter qualquer tipo de problemas. Seja a jogar ou a ver vídeos, vais poder usar estes auriculares sem que sintas qualquer tipo de "atraso". O difícil vai ser querer tirá-los.

Conclusão: focados em desporto, perfeitos para todos

Como te disse no início desta análise, estes são uns auriculares virados para a vertente desportiva. Mas dada a sua qualidade de som com baixos de grande qualidade, são recomendáveis para qualquer utilizador.

Sony WF-SP800N

O cancelamento de ruído não é o melhor (para tal tens os Sony WF-1000XM3), mas a qualidade em chamadas é de encher o olho. E bem, que dizer da bateria: é tão boa que vais esquecer-te que tens de os carregar.

Se procuras qualidade sonora de grande qualidade, aliada a uma bateria generosa e proteção adicional contra salpicos e suor, estes são uns auriculares a ter em conta. E podes adquiri-los por um valor atrativo na Amazon de Espanha. No mesmo site, vais também encontrar uma caixa de transporte que pode dar muito jeito. Para outras opções da Sony e mais marcas, consulta o nosso artigo dedicado a auriculares Bluetooth.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.