Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Sony WF-1000XM4 são oficiais! Possivelmente os melhores auriculares Bluetooth de 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Chegaram os Sony WF-1000XM4. São os novos auriculares Bluetooth True Wireless de topo, apresentados hoje (8) pela fabricante nipónica. Vieram substituir os WF-1000XM3, melhorando todos os aspetos importantes do produto, do tamanho à qualidade.

Destacam-se pelo suporte ao padrão LDAC e pelas capacidades de cancelamento ativo do ruído (ANC) reforçadas. Têm agora mais funções na app de companhia, incluindo um teste de ajuste ótimo ao pavilhão e canal auditivo. Custam desde 279,99 €.

Mais compactos, melhor construção e áudio aprimorado

Sony WF-1000XM4
Os Sony WF-1000XM4 estão disponíveis em preto e branco.

O vetor de inovação é o novo processador (chip) Sony V1. Além disso, os novos earbuds são mais compactos, denotam uma melhoria na qualidade de construção, estão disponíveis em dois tons de cor - preto e branco - e têm melhor sistema de ANC.

Também a caixa de transporte e carregamento está significativamente mais compacta, reforçando-se a sua qualidade de construção, mas o grande salto geracional está efetivamente no som. Estes são os primeiros auriculares TWS a suportar áudio Hi-Res.

Conseguem-no através do codec LDAC, de acordo com a própria Sony, trazendo-lhe assim um novo patamar de qualidade sonora - Hi-Res. Isto significa que os consumidores serão capazes de notar diferenças na experiência auditiva.

O codec LDAC garante 3x mais informação de áudio via Bluetooth

O incremento na qualidade de som nos novos Sony WF-1000XM4 é facilmente mensurável. Os auriculares usam o codec LDAC que é capaz de entregar até três vezes mais informação do que o típico áudio via Bluetooth. É atualmente a melhor alternativa à ligação por cabo / fio.

Ainda de acordo com a Sony, os auriculares são capazes de usar a inteligência artificial (IA) para reconstruir o áudio comprimido e dar-lhe um sério reforço na qualidade. A fabricante apelida este sistema de DSEE Extreme e promete elevar a qualidade de qualquer áudio para "quase Hi-Res".

Sony WF-1000XM4
Todos os acessórios incluídos com os novos auriculares Sony.

Em seguida focamos a nossa atenção no novo processador Sony V1. Este é o chip encarregue do cancelamento ativo do ruído, com melhor desempenho nas frequências mais altas. Segundo a fabricante, consegue operar uma redução de até 40% no ruído face à geração anterior, os Sony WF-1000XM3.

Os Sony WF-1000XM4 têm deteção automática de vento

Assim que os auriculares detetam a presença de vento é ativado o modo de atenuação do seu ruído. O objetivo é facilitar a utilização dos mesmos e entregar sempre e de modo automático, a melhor experiência auditiva possível, neste caso com a redução do ruído provocado pelo vento.

Sony WF-1000XM4

A Sony também melhorou os amplificadores a 24-bits dos seus auriculares e redesenhou a membrana dos drivers, tendo estes agora ímanes até 20% maiores. Além disso, a fabricante refere a utilização de um diafragma reforçado e mais flexível.

O resultado? Os Sony WF-1000XM4 têm baixos (graves) mais fortes e precisos, além de conseguirem cancelar melhor as frequências baixas. Note-se que os auriculares são assim capazes de gerar ondas de cancelamento mais precisas também a baixas frequências.

O cancelamento passivo do ruído também foi reforçado nos Sony WF-1000XM4

Sony WF-1000XM4

O cancelamento passivo do ruído é conseguido graças à utilização de pontas (encaixes) de espuma de Poliuretano de alta densidade para um melhor encaixe no canal auditivo. Sem abdicar do conforto, este encaixe providencia um melhor isolamento de ruídos externos.

Mais ainda, os Sony WF-1000XM4 fazem agora um teste ao ajuste de forma automática. Isto é operado pelos sensores e microfones nos auriculares e executado através da aplicação de companhia. Desse modo, o utilizador saberá se é recomendável optar por outro tamanho de encaixes para obter os melhores resultados.

Deteção automática de discurso, o "Speak-to-Chat"

Sony WF-1000XM4
A embalagem do produto usa materiais recicláveis.

Os auriculares Bluetooth estão recheados de funções que simplificam a sua utilização, desde logo o suporte para Android e Windows 10, podendo ser assim conectados a uma miríade de dispositivos e fontes de áudio.

Temos também a deteção automática de discurso. Se estiverem a ouvir música, por exemplo, e os Sony WF-1000XM4 detetarem uma conversa, a reprodução de música é colocada em pausa, ativando-se automaticamente o Modo Ambiente.

Desse modo, o utilizador ouvirá melhor o que a outra pessoa está a dizer, ao captar a sua voz com recurso aos microfones, como também poderá retomar a reprodução de música assim que a conversa terminar.

Autonomia para até 8 horas nos Sony WF-1000XM4

Sony WF-1000XM4

Os novos auriculares Sony WF-1000XM4 têm autonomia para até 8 horas de reprodução contínua de música com o ANC ativo. Se desligarem o cancelamento ativo do ruído este valor é capaz de atingir as 12 horas.

É algo impressionante, sobretudo se tivermos em consideração que o novo produto é mais compacto e mais leve. Mesmo assim, a autonomia de bateria sai reforçada em cerca de duas horas face aos Sony WF-1000XM3.

Por sua vez, a caixa de carregamento e transporte pode aumentar para 24 horas a sua autonomia (com ANC), ou até 36 horas (sem ANC). Mais ainda, a caixa suporta o carregamento sem-fios, padrão Qi e tem carregamento rápido para que em 5 minutos de carga (por cabo USB-C), sejam capazes de garantir até 60 minutos de reprodução.

Os novos auriculares da Sony já estão disponíveis na Amazon.es desde 279,90 . Podem ser adquiridos em branco e preto.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.