Sony Vision-S mostra-se em vídeo e promete fazer evoluir os veículos elétricos

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony foi protagonista de uma das maiores surpresas da CES do ano passado quando nos mostrou um protótipo de veículo elétrico com o nome Vision-S. Depois de muitos meses sem notícias sobre o sedan da companhia nipónica, chegam-nos agora novas imagens e informações sobre o protótipo que está já a ser testado na estrada.

A Sony aproveitou o pontapé de saída na CES 2021 para revelar novos vídeos do elétrico Vision-S a ser conduzido numa pista privada mas também nas estradas públicas da Áustria.

Uma vez que pouco se sabia até agora sobre esta aventura da companhia nipónica no mercado de veículos elétricos, foi também revelado um pouco mais acerca da forma como foi pensado o design e se abordou o desenvolvimento do carro e respetiva tecnologia.

Vision-S é a proposta da Sony para o futuro dos veículos elétricos

De acordo com afirmações de Frank Stein, presidente de uma das parceiras da Sony neste projeto, o Vision-S é apenas o ponto de partida para a marca japonesa.

O executivo garante que a parceria entre a Magna Steyr e a Sony é para continuar, colocando de parte indícios de que este protótipo nunca veria a luz do dia.

No vídeo que podes ver em cima a Sony revela que aumentou o número de sensores do veículo para 40, permitindo que tenha noção espacial 360 graus. A marca procura também formas de melhor usar as suas capacidades, apontando a segurança como fator de especial importância.

Uma das coisas que mais salta à vista neste Vision-S é o seu painel de informação constituído por 5 zonas distintas que mostram dados sobre definições, navegação, música e vídeo. Obviamente uma porção deste display é dedicada exclusivamente à navegação, elemento central da experiência de condução.

Vision-S representa uma coligação entre várias marcas

A Sony trabalha ainda em várias novas funcionalidades para o seu projeto, como uma assistente de voz ou até a possibilidade de usar gestos para controlar as opções do Vision-S. A proposta da marca passa também por permitir atualizações de software via conetividade 5G.

Um dos pormenores mais engraçados do Vision-S é a forma como recorre a uma câmara dedicada para monitorizar a condição dos passageiros. Caso detete um deles a dormir no banco traseiro vai ajustar automaticamente a temperatura no seu lugar em particular para promover o seu conforto.

A Sony conta com várias parceiras neste projeto que parece assumir grande importância, entre as quais a Bosch e a Continental. Um protótipo de veículo elétrico do futuro não podia ter sucesso caso não contasse também com a ajuda de várias empresas ligadas à condução autónoma.

Nesse quesito, a marca nipónica está bem servida, contando com o auxílio da AIMotive, Elektrobit Automotive e Vodafone, todas elas com provas dadas nestas andanças.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla Model Y aparece em vídeo a mostrar como funciona a 3ª fila de assentos
  • Mercedes mostra ecrã futurista Hyperscreen para os seus veículos elétricos
  • Tesla lançará o seu carro mais barato de sempre já no próximo ano
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.