Sony revela micro ecrã OLED melhor que o do Apple Vision Pro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Sony acaba de anunciar um novo micro ecrã OLED que chega com uma resolução superior à do integrado no Apple Vision Pro.

A gigante japonesa forneceu os ecrãs OLED para o headset da Apple, mas passado poucos meses consegue superar a sua própria tecnologia de ponta.

Novo micro ecrã OLED está direcionado para dispositivo AR/VR

imagem do novo micro ecrã OLED da Sony
A Sony começa a entregar unidades do seu novo ecrã micro OLED em novembro deste ano Crédito@Sony

A Sony é a fornecedora de micro ecrãs OLED do Apple Vision Pro e agora revelou o seu mais recente painel direcionado para dispositivos AR/VR. O ECX344A, é essa a sua designação comercial, chega ao mercado com especificações superiores ao integrado no dispositivo Apple.

O painel de 1,3 polegadas, oferece uma resolução de 3840x3552 pixéis, fornecendo um total de 13,6 milhões de pixéis. Ora os micro ecrãs do Apple Vision Pro estão limitados a 11,4 milhões de pixéis.

A Sony recorreu a um processo de fabrico especial e a um layout de transístor otimizado para reduzir as variações entre o brilho e a representação de cores de pixéis individuais. De acordo com informações divulgadas pela própria marca, o novo micro ecrã consegue exibir 96% do espaço de cores DCI-P3, mesmo com o brilho bastante elevado.

Por falar nisso, este modelo apresenta um brilho máximo de 5.000 nits. No entanto, para obter o melhor tempo de resposta dos pixéis, o brilho deve ser sempre limitado a um máximo de 1.000 nits.

O novo ecrã micro OLED funciona com as resoluções 4K, 2,5K e 2K, fornecendo também uma taxa de atualização de 90 Hz.

No início de novembro, a Sony tem já o modelo preparado para entrega e o seu preço vai rondar os 1.000 dólares, cerca de 950 euros. Segundo informações divulgadas anteriormente, a Apple paga 350 dólares (cerca de 325 euros) por cada ecrã do seu headset Vision Pro.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt