Atualização para Windows 11 traz erro BSOD para muitos utilizadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft lançou recentemente uma atualização para o Windows 11 com consequência indesejadas para vários utilizadores. Após a sua instalação, são muitos aqueles que relatam o aparecimento do erro crítico BSOD (ecrã azul de morte).

Em causa, está a atualização KB5029351 que a norte-americana disponibilizou no início desta semana. Segundo os relatos, este é um problema que afeta sobretudo utilizadores com motherboards da MSI.

Atualização do Windows 11 traz aviso de "processador não suportado"

No Reddit e outras plataformas digitais ligadas ao ramo encontramos vários relatos de utilizadores queixos com os efeitos da nova atualização para o Windows 11. Após a sua instalação, estes deparam-se com um erro crítico BSOD, apontando para "processador não suportado".

Windows 11 BSOD

A Microsoft já se encontra a par do sucedido e já comentou o caso. "No momento, estamos a investigar para determinar se este é um problema causado pela Microsoft. Forneceremos uma atualização quando mais informações estiverem disponíveis."

Muitos dos que deram conta deste problema utilizam processadores Intel com motherboards da MSI. Ademais, todos os afetados têm a versão da BIOS mais atual instalada nos seus sistemas.

Felizmente, os utilizadores afetados conseguiram recuperar acesso ao seu computador e reverter a atualização visada. Feito este procedimento, o erro BSOD em causa deixou de surgir.

Por isso, a Microsoft já removeu a atualização em causa dos sistemas afetados. No entanto, a atualização KB5029351 continua disponível para aqueles que ainda não a instalaram, portanto, cuidado com as atualizações que fazes no teu Windows 11.

É importante sublinhar que a atualização em causa passou por todas as fases habituais de teste, nomeadamente pelo programa Windows Insider. Contudo, só agora começaram a surgir relatos deste erro.

MSI liga este erro BSOD à sua versão da BIOS

A MSI também já se pronunciou sobre estes acontecimento e confirma a conexão com a BIOS das suas motherboards. Tal como a empresa refere, em causa está a versão mais recente do seu firmware.

Esta atualização foi lançada para motherboards com chipset Z690 e Z790 para suportar os processadores Intel de 14º geração. Por enquanto, a solução para os problemas reportados com este erro no Windows 11 é efetivamente reverter a versão da BIOS.

Se não ten uma motherboard desta marca, então não deverás ter qualquer problema com a mais recente atualização para o Windows 11. Ainda assim, é importante deixar o aviso para que os utilizadores não sejam apanhados desprevenidos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.