No início desta semana noticiamos que o grupo Ransomed.vc afirma ter comprometido todos os sistemas da Sony. Perante uma informação tão importante, a empresa japonesa diz estar a investigar o sucedido.
A veracidade deste ataque informático aos sistemas da Sony ainda suscita algumas dúvidas, pelo menos oficialmente. Não é, por isso, de admirar que a própria empresa esteja atualmente a investigar se houve efetivamente uma quebra de segurança nos seus dados.
Sony está a investigar o suposto ataque informático que recebeu
A posição oficial da Sony não confirma nem desmente que foi vítima de um ataque informático. Em declarações à IGN, um representante da empresa japonesa afirma que estão a ser desenvolvidos esforços para perceber a situação.
"No momento, estamos a investigar a situação e não temos mais comentários neste momento." Ou seja, os utilizadores de produtos e serviços da Sony continuam sem ter a certeza se os seus dados e contas foram efetivamente comprometidos.
Relembro que o grupo Ransomed.vc afirmou na sua página oficial que conseguiu comprometer todos os sistemas da Sony. As provas apresentadas baseiam-se numa árvore de ficheiros com sensivelmente 6000 arquivos, ainda que não saibamos o seu teor.
Para alguns especialistas, este é um número escasso para um ataque que terá visado todos os sistemas de uma empresa com a dimensão da Sony. É, por isso, que a veracidade das declarações feitas por este grupo suscita alguma desconfiança.
Em causa está um ataque de ransomware e o grupo responsável pelo mesmo afirma que a Sony não está disponível para negociar a recuperação dos ficheiros comprometidos. Com efeito, este grupo definiu o dia 28 de setembro como data para a divulgação pública desses ficheiros.
Assim sendo, será já amanhã que todos os dados recolhidos neste ataque informático à Sony deverão ser publicados. Veremos se tal irá concretizar-se, mas tal só acontecerá se ninguém mostrar interesse na compra destes ficheiros.
Enquanto não se desenrola este novelo, prudência é o melhor conselho que temos para todos os utilizadores de produtos ou sistemas da Sony. Com efeito, o melhor é modificar credenciais de acesso, caso ainda não o tenhas feito, para reforçar a segurança dos teus dados e contas.
Editores 4gnews recomendam: