Sony prepara-se para anunciar o seu próximo Xperia já em 2016

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony já está a ultimar os preparativos para a próxima grande feira mundial de tecnologia. A CES 2016 terá início no dia 5 de janeiro de 2016 e a Sony quer começar o ano da melhor maneira! Pela imagem do convite podemos ver uma televisão fina (demais), um novo smartphone, uma nova câmara CyberShot, auscultadores, um dispositivo que tanto pode ser um altifalante como um ambientador e uns novos óculos de realidade virtual.

Ao ver a foto, a nossa reação imediata será pensar no Sony Xperia Z6, o próximo topo de gama - que deverá ser anunciado na primeira metade de 2016. No entanto, tal dispositivo, para já, não passa de um poço de rumores infundados e de um mero "clickbait" para os mais incautos (muito à semelhança do suposto "surface phone"). Verdade seja dita, o Sony Xperia Z5 ainda agora chegou às lojas com especificações de topo e uma performance soberba, pelo que qualquer sucessor tão prematuro apenas iria frustrar as vendas do Xperia Z5 e desacreditar a marca.

Não digo que o Sony Xperia Z6 não esteja a ser desenvolvido e estudado. Muito pelo contrário, seria de estranhar se a Sony não estivesse a preparar a resposta ao Galaxy S7, um dispositivo que deverá ser apresentado no dia 21 de fevereiro e que deverá agitar o mercado Android. Veremos, com elevado grau de certeza, uma resposta das grandes construtoras, oferecendo todas elas alternativas viáveis ao próximo topo de gama da Samsung, podendo a Sony aproveitar a ocasião para incorporar o novo processador Snapdragon 820 da Qualcomm e diferenciar assim o Xperia Z5 do seu sucessor.

Refletindo um pouco sobre o estado do mercado mobile e a natural evolução da Sony, creio que na CES 2016 veremos um Sony Xperia Z5 Ultra, um phablet que poderá incorporar (e testar) e novo Snapdragon 820, 4GB de memória LPDRR4 RAM, ecrã de 6.44 polegadas com resolução 4K (2160x3840p), além de uma câmara de 23MP, câmara frontal de 5MP e claro, uma robusta bateria para alimentar todos estes componentes exigentes.

Caso seja efetivamente apresentado em janeiro, o Sony Xperia Z5 Ultra será um dos mais poderosos equipamentos durante a primeira metade do ano, o que poderá remeter o anúncio do Xperia Z6 para a segunda metade de 2016, sendo a IFA Berlim em setembro a altura mais provável. De qualquer forma, tenham em mente que para já estamos no reino dos leaks e rumores, portanto muita coisa pode mudar.

Talvez queiras ver:

  • OnePlus lança capa Sandstone para o iPhone 6 e iPhone 6S
  • ROM Windows 10 para o Xiaomi Mi4 é oficial e sairá no dia 3 de dezembro
  • Smartphones com 8GB de RAM? Talvez com o Snapdragon 830

;)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.