Sony poderá mudar para melhor o PlayStation VR com esta tecnologia

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Sony parece ter planos ambiciosos para o futuro do PlayStation VR. Esse futuro poderá passar por uma tecnologia de rastreamento de gestos manuais para dar mais liberdade aos utilizadores desta plataforma.

A tese coloca-se após ter sido descoberta uma nova patente da Sony relacionada com a referida tecnologia. Uma nova abordagem que mudará a forma como as pessoas podem comunicar num ambiente digital.

PlayStation VR poderá receber um modo "mãos livres"

A patente submetida junto das entidades competentes norte-americanas descreve um sistema que permitirá a comunicação através de gestos manuais. Estes serão interpretados por sensores capazes de os traduzir para mensagens ou comandos.

Sony PlayStation VR

A ilustração acima, presente na patente submetida pela Sony, ilustra dois jogadores envolvidos num jogo parecido com ténis. Nela vemos os jogadores a executar determinados gestos com o sistema a convertê-los em ações dentro do jogo.

Esta é uma abordagem que nos relembra de sistemas como os da Nintendo Wii ou PlayStation Move. Contudo, estes requeriam que os jogadores segurassem uns acessórios para que estes pudessem registar os movimentos realizados.

Pelo que se pode ver na imagem publicada pela Sony, a principal diferença é mesmo a ausência de objetos nas mãos dos jogadores. Ou seja, esta poderá ser uma experiência verdadeiramente mãos livres.

Naturalmente que muitas questões sobre esta tecnologia continuam sem resposta, tendo apenas ao nosso dispor dados básicos sobre o tema. Ainda assim, é uma ideia que aparenta ter algum potencial.

A Sony não refere em parte alguma da sua patente que esta é uma tecnologia para implementar no PlayStation VR. Contudo, a ideologia mãos livres poderá ser de grande valor para essa plataforma.

Resta-nos apenas aguardar pelas próximas versões do PlayStation VR para perceber se esta tecnologia fará parte delas. Todavia, nada obriga a Sony a colocar esta abordagem num dos seus futuros produtos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.