15. Z5_Premium_BLK_CHROME_GOLDDepois do surgimento da leak que sugeria a existência de um smartphone Sony com ecrã 4K sempre pensei que fosse por exemplo algum teste, mas pelos vistos o smartphones com um ecrã 4K é real e vai chegar ao mercado utilizando o nome da gama de topo da Sony, a Xperia Z, mais especificamente com o nome Sony Xperia Z5 Premium. E assim o Xperia Z5 Premium é o primeiro samrtphone com um ecrã 4K do mundo, mostrando ao mundo que 4K é o futuro e está aqui para ficar e realmente, à primeira vista, um ecrã 4K parece fazer sentido num smartphone visto que já existem vários no mercado com capacidade de gravar 4K por isso só faz sentido podermos olhar para os nossos vídeos 4K logo no nosso smartphone com todo o seu esplendor, mas infelizmente uma resolução tão alta vai trazer vários problemas.

Mas antes de falarmos dos problemas, vamos tratar de todos os pormenores que, no mínimo, são bastante aliciantes começando logo pelas especificações, assim o Sony Xperia Z5 Premium está equipado com:

  • Ecrã de 5.5″ Ultra-HD (4K)
  • Densidade de pixéis de 806 ppi
  • Processador Snapdragon 810
  • 3GB DDR4 de RAM
  • 32GB de memória interna
  • ranhura para cartão SD
  • Câmara traseira Exmor RS de 23MP
  • Cãmara frontal de 5.1 MP
  • Bateria de 3430mAh
  • Leitor de impressões digitais no botão Power

Sobre o design do Xperia Z5 Premium este é tipico Sony, o que é simplesmente muito bom, os Xperia Z muito pouco têm mudado em termos de design, mas porquê mudar algo que já é excelente. Um design angular mas muito simples e elegante com a utilização de metal nas laterias e vidro na capa traseira. O Xperia Z5 Premium, como suspeitávamos, vem equipado com um leitor de impressões digitais incorporado no botão Power, que, na minha opinião, é mesmo o melhor sítio para colocar um leitor de impressões digitais pois é simplesmente mais ergonómico que na capa traseira ou até na parte abaixo do ecrã.

   

Vê também: O Sony Xperia Z5 já é oficial e tem o auto-focus mais rápido do mundo!

Vê também: Sony Xperia Z5 Compact já é oficial, 4.6 polegadas de pura potência!

Vale a pena notar que, o Xperia Z5 Premium é um pouco pesado com um peso de 180 gramas mas temos de considerar que é também completamente à prova de água com certificação IP65/68. Está equipado também com os típicos dois altifalantes frontais para um stereo.

Em termos de performance, o Xperia Z5 Premium está equipado com o melhor hardware existente neste momento com um processador Snapdragon 810 e 3GB de RAM que devem fornecer um experiência bastante fluída. Ao contrário de outros flagship, o Xperia Z5 Premium tem memória expansível através de cartão SD, o que nestes dias é algo raro mas muito apreciado pelos consumidores.

Toda a gama Z5 partilha a mesma câmara com o sensor Sony Exmor RS 1/2.3′ de 23 MP. A Sony acordou finalmente e lançou mão da sua mestria nas câmaras profissionais Sony Alpha, com esta câmara temos aqui até 5x Clear Image Zoom,  ISO até 12800 para as fotos e ISO até 3200 para os vídeos. Temos também um software Steady Shot reformulado, a possibilidade de gravar a 4K e, acima de tudo, um auto-focus incrivelmente rápido, demorando apenas 0.03 segundos a focar num objecto.

16. Z5_Premium_gold_groupUm ecrã 4K é bastante aliciante e a evolução natural da tecnologia indica que, daqui a uns anos vários smartphones vão ter ecrã de resolução 2160 x 3840 pixéis, mas seria apenas daqui a uns anos. Pelos vistos a Sony decidiu antecipar-se a todos e lançou o primeiro smartphone do mercado com ecrã 4K. Mas são vários os problemas relacionados com ecrãs de ultra alta resolução como este, por exemplo, sobreaquecimento do equipamento, pois apesar de os Snapdragon 810 puderem virtualmente lidar com um ecrã 4K, os mesmos 810, por si só, são conhecidos por aquecer apenas com ecrã FullHD por isso estamos bastante interessados em saber como é que a Sony resolveu o problema, isto é, se realmente alteraram algo.

Outro aspeto que pode sofrer com esta grande resolução é a bateria que, por ligar tantos pixéis, pode não aguentar muito tempo e tornar o smartphone muito pouco prático por ter de estar sempre à carga mas temos de considerar que o Xperia Z5 Premium tem uma bateria bastante grande a 3430mAh, que pode realmente compensar. Apenas na prática o saberemos. O preço também vai ser bastante elevado pois a quantidade de desenvolvimento em colocar um ecrã 4K num dispositivo tão pequeno vai-se refletir no preço do mesmo.

Infelizmente ainda não sabemos exatamente o preço, provavelmente deve ultrapassar a marca dos 1000€, mas sabemos que o Sony Xperia Z5 Premium deve ser lançado globalmente em Novembro deste ano.

E hoje foi um grande dia para a Sony, conquistando vários títulos muito importantes neste mundo da tecnologia, como a primeira marca a lançar um smartphone com ecrã 4K e quebrando os recordes lançando o smartphone com autofocus mais rápido do mundo. Nada mau Sony…

Talvez queiras ver:

 

Membro do 4GNews há já 1 ano e estudante no 12º ano. Se bem me lembro , comecei a interessar-me por smartphones e outras coisas desde o momento que consegui perceber do que realmente se tratavam! Tive imensa sorte e encontrei este site, mandei um email e aqui estou a escrever para a 4GNews - um site originalmente PORTUGUÊS.