Sony lollipopA Sony acabou de disponibilizar ao público o código fonte ou binário do Android 5.1 Lollipop para vários dos seus equipamentos, além de toda a gama Xperia Z. Nesta lista estão incluídos os Xperia E3, M2, T2 Ultra e T3.

Devem estar a pensar, “Afinal vou receber a actualização oficial?” A resposta, para já, é negativa. Este código fonte, código binário do Android 5.1 Lollipop não permite aos utilizadores instalarem o “Lollipop oficial” para já mas mostra que a marca está a trabalha no desenvolvimento de firmware para todos estes equipamentos.

   

Então para que servem estes códigos binários? Bom, como sabem o sistema operativo Android é uma “fonte aberta” ou “open-source” e, por isso mesmo, as marcas costumam disponibilizar os códigos base ao público para que os criadores de aplicações, vulgo developers, possam criar aplicações, ROM’s, etc. Este código base destina-se aos AOSP, para que todos estes modelos possam correr, futuramente, o Android Lollipop 5.1.

Entretanto, um dos magos da comunidade XDA Developers,  cheep5k8, já lançou mão destes ficheiros e criou uma versão alpha da AOSP 5.1 para o Xperia Z2, de momento ainda tem alguns bugs  e falhas mas a maioria das opções funciona correctamente. No entanto, se estás a pensar flashar esta compilação, esta build fá-lo à tua conta e risco. “A paciência é uma virtude”, já a minha avó o dizia, e diz!

Até agora, a Sony apenas garantiu a actualização Android Lollipop para todos os Xperia’s da linha Z. No entanto, há alguns dias, mudou de tom e passou a não pronunciar-se sobre determinados dispositivos e se estes eram, ou não, susceptíveis de ser actualizados.

Será que houve alguma falta de comunicação entre a equipa de marketing/ comunicação social e os engenheiros/equipa de desenvolvimento? Se estão a trabalhar na actualização para os Xperia E3, M2, T2 Ultra e T3, para quê arreliar os seus utilizadores?

Espero que em breve vos traga mais boas notícias!


Talvez queiras ver:

Sabe mais sobre a MWC nas nossas redes sociais com a HashTAG #4GNewsMWC

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).