A Sony anunciou o desenvolvimento de um sistema de criação de conteúdo espacial. VemEquipado com um ecrã XR (realidade estendida) de colocação na cabeça de alta qualidade, com Microdisplays OLED 4K e uma função de transparência de vídeo. Juntam-se controlos otimizados para interação intuitiva com objetos 3D, num sistema que promete trazer a criação de conteúdo 3D a novos patamares de realismo e facilidade.
A Sony não está sozinha nesta aventura inovadora. Ao seu lado está a Siemens, líder em tecnologia industrial, que colabora para introduzir uma solução nova e imersiva para design colaborativo e engenharia de produtos. Este avanço é conseguido através do software da plataforma de negócios digitais abertos Siemens Xcelerator. É um projeto semelhante ao Apple Vision Pro, mas com pendor empresarial
Características principais do sistema
- Display XR com microdisplays OLED 4K: oferece renderização em tempo real, alta definição e realismo nas texturas de objetos 3D e expressões faciais de personagens humanos;
- Reconhecimento espacial avançado: seis câmaras e sensores no total permitem uma interação espacial precisa;
- Controlos inovadores: um controlo em forma de anel para manipulação intuitiva de objetos no espaço virtual e um controlo de apontar para precisão milimétrica.
Potência e desempenho com a plataforma Snapdragon XR2+ Gen 2
O dispositivo integra a mais recente plataforma XR da Qualcomm, o Snapdragon XR2+ Gen 2. Este desbloqueia o poder dos microdisplays OLED 4K para uma qualidade de imagem de topo e acompanhamento do utilizador e espaço para experiências XR sem falhas.
Este sistema não se quer limitar apenas ao entretenimento. A colaboração com a Siemens abre portas para aplicações inovadoras na engenharia imersiva e no design de produtos, que podem transformar a maneira como as indústrias operam e colaboram.
A pensar no uso prolongado, a Sony projetou o display XR com um mecanismo flip-up. Este permite uma transição suave entre espaços físicos e virtuais. Além disso, a integração com softwares de criação 3D de terceiros torna o sistema uma ferramenta abrangente para todo o processo de criação de conteúdo espacial.
A chegada ao mercado está prevista para o final de 2024.
Editores 4gnews recomendam: