Sonos Era 300 e Era 100 chegaram: colunas inteligentes vindas do futuro

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

A Sonos, especialista em áudio, apresentou neste mês de março as suas novas colunas inteligentes, ou Smart Speakers. Falamos das Sonos Era 300 e Era 100, que prometem fazer parte de um novo capítulo de inovação de som e design.

O destaque maior vai para a Era 300, construída para proporcionar a melhor experiência de áudio espacial em voz alta com Dolby Atmos. Já a Era 100 é uma remasterização da best seller Sonos One.

Esta família de colunas é sintonizada por artistas e engenheiros premiados, e abarcam a nova ideologia de design responsável da Sonos, com tecnologias energeticamente eficientes e utilização de materiais reciclados pós-consumo.

A Era 300 é compacta, mas ostenta seis potentes drivers que dirigem o som para a esquerda, para a direita, para a frente e para cima. Equipada com Dolby Atmos, coloca os ouvintes no centro dos seus filmes e música.

3 pontos importantes sobre a Sonos Era 300

  • Concebido para o espaço: A Era 300 envolve a sua bela e complexa arquitectura acústica num desenho elegantemente cintado de ampulheta, com cada ângulo, proporção e perfuração a reforçar a direcção e dispersão do som para rodear verdadeiramente o utilizador.
  • Som surround surreal: A Era 300 é a primeira coluna da marca que fornece som surround multicanal quando utilizada como teatro em casa. Os fãs de cinema podem associar dois altifalantes com Arc ou Beam (Geração 2) para criar uma ótima experiência Dolby Atmos que os atrai mais profundamente para a ação.
  • Colaboração profunda com a indústria da música: A SONOS trabalhou de perto com a sua comunidade de artistas e criadores líderes - incluindo membros do Sonos Soundboard - para afinar meticulosamente a Era 300 para que os ouvintes pudessem desfrutar do som directamente do estúdio, o que é fiel à intenção do artista.
Sonos Era 300
Sonos Era 300

Quanto à Era 100, tem hardware e software totalmente novos, com acústica e design de próxima geração que proporcionam um som estéreo detalhado e graves profundos, face à antecessora Sonos One.

3 pontos importantes sobre a Sonos Era 100

  • Agora em estéreo: Dois tweeters enviam frequências altas nítidas à esquerda e à direita para uma experiência estéreo mais rica, enquanto um midwoofer maior cria graves espantosos que são inesperados a partir de uma única coluna compacta.
  • Pequena mas poderosa: Repleto de melhorias de áudio e tecnologia, o design fino e moderno da Era 100 faz dela uma peça elegante qualquer estante, balcão de cozinha, secretária ou mesa-de-cabeceira.
  • Personalize o seu sistema: Impulsione a sua noite de cinema adicionando duas colunas Era 100 juntamente com a sua barra de som para criar um sistema de som surround, ou simplesmente emparelhar duas juntas para um som estéreo que preencha o quarto.
Sonos Era 100
Sonos Era 100

“A família Era é a próxima geração de colunas inteligentes, o que é o nosso compromisso com a inovação sonora, design responsável e uma profunda ligação à comunidade criadora”, afirmou Patrick Spence, CEO da SONOS.

Tanto a Era 100 como a Era 300 apresentam uma nova interface de utilizador intuitiva, incluindo um novo deslizador de volume para um controlo simples que complementa o controlo rápido e privado da tua música com o SONOS Voice Control, a aplicação Sonos, Apple AirPlay 2 e Bluetooth. Todo o áudio pode ser transmitido por WiFi ou Bluetooth, e directamente ligado a outros dispositivos áudio, utilizando um cabo auxiliar e o adaptador Sonos Line-In Adapter.

Podes ainda expandir o Trueplay para mais ouvintes, com o conjunto de microfones da Era 100 e da Era 300. Este optimiza o som para a acústica única do seu espaço com apenas um toque na aplicação Sonos. Está disponível para utilizadores de Android e iOS.

Preços e disponibilidade daas Sonos Era 300 e Era 100

Vais poder comprar tanto a Era 300 como a Era 100 a nível mundial a partir de 28 de Março de 2023. A Era 300 vai chegar a Portugal por 499 €. Já a Era 100 chega ao nosso país com um preço recomendado de 279 €.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.